7 de outubro de 2011

Com porto no Mearim, Maranhão atrai 2 bi em investimentos


A Aurizônia Empreendimentos, conglomerado de siderurgia, e a mineradora Vale assinaram ontem o contrato de outorga para construção e exploração, em consórcio, do Terminal Portuário do Mearim. O terminal será erguido na margem do rio de mesmo nome - próximo a Bacabeira, no Maranhão (cerca de 50 km de São Luís), e com fácil acesso ao Oceano Atlântico. Essa foi a primeira outorga concedida pela Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq) para construção e exploração de terminal privativo por empresas em consórcio.
A obra está estimada em 485 milhões de reais e sua conclusão prevista para 2014. Mearim deverá ser o terceiro maior terminal portuário do mundo e atrairá investimentos para o Maranhão estimados em 2 bilhões de dólares nos próximos quatro anos.
Segundo a agência, a Aurizônia movimentará produtos siderúrgicos e a Vale, fertilizantes, minério de ferro e outros granéis. Em comunicado, a Antaq ressaltou que a implementação de projetos siderúrgicos pode ter atuação conjunta com a refinaria da Petrobras. No município, a petroleira está erguendo um empreendimento de R$ 20 bilhões.
De acordo com a Petrobras, será a maior refinaria do Brasil e a quinta maior do mundo. Trata-se de uma refinaria para produção de derivados combustíveis. A Antaq também considera que o contrato do porto servirá de modelo para futuros consórcios entre empresas interessadas em reduzir os custos de construção e exploração de terminais portuários. A integração do transporte aquaviário com a ferrovia Norte-Sul ainda atrairá muitos outros investidores que estão de olho no rápido desenvolvimento econômico das Regiões Norte e Nordeste, garante o superintendente de portos da Antaq, Giovanni Paiva que assina a nota.

Nenhum comentário:

Postar um comentário