31 de agosto de 2011

Zenaldo volta à Câmara Federal para coordenar frente contra Carajás

Desde a tarde de hoje Zenado Coutinho não é mais Secretário Especial de Proteção e Desenvolvimento Social. Ele entregou o posto e retorna à Câmara Federal. Assim poderá coordenar a Frente contra Carajás. O TSE definiu que apenas deputados (estaduais ou federais) no exercício do mandato poderão presidir as frentes.
Achava um tantinho improvável que Zenaldo abrisse mão de uma super-secretaria para presidir uma das frentes. Mas dois fatores pesaram na escolha. De um lado, a campanha contra Carajás não anda assim essas maravilhas. Quem acompanha as sessões da Câmara Municipal de Belém tem ouvido muita reclamação por parte de parlamentares e lideranças contra os "líderes", aparentemente há muito cacique para pouco índio. Na única atividade de maior vulto os "do contra" reuniram pouco mais de duas mil almas em um arremedo de passeata.
A verdade é que a campanha "deles" contra Carajás ainda não "pegou". Com tantas "otoridades" tentando assumir a ribalta, anda sobrando cotoveladas para todos. Isso nos remete ao segundo ponto, em relação à escolha de Zenaldo. Na tal "frente" contra Carajás pontificam pelo menos quatro pretensos candidatos à Prefeitura de Belém, que usam, por óbvio, a campanha para auto-promoção. Edmilson Rodrigues, ArnaldoJordy e Sérgio Pimentel ficariam muito felizes em ver Zenaldo pelas costas. Com a renúncia à Secretaria e o retorno à Câmara, Zenaldo volta a disputar a presidência da frente contra Carajás. A convivência entre eles com certeza não será fácil.
A saída de Zenaldo faz com Dudimar Paxiuba, primeiro suplente dos tucanos, deixe a Câmara Federal. Helenilson Pontes, que já é Secretário Especial de Gestão, assume a Secretaria de Proteção e Desenvolvimento Social.      

Nenhum comentário:

Postar um comentário