25 de agosto de 2011

Maurino afina orquestra amanhã para encontrar Jatene

O prefeito de Marabá, Maurino Magalhães, convocou todos os secretários para reunião amanhã por volta das 10 da manhã.
A pauta não foi divulgada, mas a experiência indica que a chegada do governador Jatene, prevista para segunda (29), estará na ordem do dia.
Maurino deverá afinar o discurso da equipe e relacionar os projetos que pretende viabilizar e para os quais precisa da parceria do Governo do Estado.
O PR, partido de Maurino, além de ocupar uma Secretaria, com o deputado estadual licenciado Júnior Hage, também controla órgãos importantes como a ARCON, por exemplo.
Mesmo assim Maurino, que é uma das grandes lideranças do PR, ainda não aproximou-se definitivamente de Jatene. Cumprindo acordo prévio, Maurino apoiou Ana Júlia nas eleições passadas. O espaço ao lado de Jatene foi ocupado por Tião Miranda, que eleito deputado estadual, tornou-se muito influente na região e pretende contar com o apoio do tucano-mor para voltar à prefeitura.
Tião conseguiu vitórias táticas importantes. O controle do PSDB é um bom exemplo disso. A sigla está esfacelada em Marabá (no resto do Estado também não está muito melhor), sem candidatos competitivos para os cargos de prefeito e vice e uma chapa de vereadores indefinida. Mesmo assim, por conta do tempo de propaganda em rádio e TV, o PSDB era cobiçado por Maurino, mas Tião tomou a dianteira e será preciso muito esforço para tirar os tucanos marabaenses da base de Tião.
A presença do "governo itinerante" em Marabá pode ser uma boa oportunidade para Maurino começar a reconstruir as pontes com Jatene e, se não conseguir reverter a opção de Jatene por Tião, pelo menos tentar garantir a neutralidade do governador nas eleições do ano que vem.
Assim, a reunião de amanhã promete ser longa.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário