24 de agosto de 2011

Afastada delegada que presidia inquérito na Santa Casa

Na tarde de hoje a cúpula da Polícia Civil do Estado do Pará decidiu afastar a delegada Maria do Perpétuo Socorro Picanço da presidência do inquérito que investiga a morte dos gêmeos na Santa Casa e que deflagrou a primeira grande crise do governo Jatene.
Em juridiquês, houve a "avocação" do inquérito e sua remessa para a DIOE, Divisão de Investigação e Operações Especiais.
A justificativa não ficou clara mas aparentemente a DIOE estaria melhor preparada para investigar esse tipo de ocorrência.
Hoje pela manhã afirmei que não bastava afastar servidores e fazer discursos indignados. Era necessário, entre outras coisas, apoiar a atuação da Polícia Civil dando todo o suporte necessário à delegada. O post está disponível aqui.
Apenas baseado em tudo que li e ouvi, temerariamente, ouso dizer que a delegada portou-se de forma correta. Instaurou o inquérito, requereu perícias e passou a ouvir vítimas e testemunhas. Não vejo o que mais poderia ter sido feito no âmbito policial (anjos da guarda, ação!).
A delegada foi presidente da Associação dos Delegados do Pará e membro do Sindicato da categoria. Foi também candidata à deputada estadual pelo PCdoB, partido que integrava a base da ex-governadora Ana Júlia.
Espero que as opções políticas da delegada não tenham nenhuma relação com seu afastamento do inquérito e que a DIOE realize o seu trabalho sem novas "avocações".

Nenhum comentário:

Postar um comentário