O setor minerário foi responsável por 88% de toda a receita de exportações do Pará em 2018, agregando mais de 15,6 bilhões de dólares à balança comercial do Estado, um crescimento de 7,8% em relação ao ano de 2017 e acabou gerando 266 mil empregos diretos e indiretos. Esses e outros dados referentes às indústrias de extração e transformação mineral constam do 8º anuário da Mineração do Pará lançado oficialmente nesta quinta-feira (14), pelo Sindicato das Indústrias Minerais do Estado do Pará (Simineral).
O minério de ferro segue como carro-chefe das exportações paraenses. Foram mais de 190 milhões de toneladas exportadas em 2018, gerando uma receita superior a 9 bilhões de dólares. Em seguida, aparece o cobre, com exportações que passam de 2 bilhões de dólares. A alumina calcinada, conhecida como óxido de alumínio, gerou 845 milhões de dólares em exportações que totalizaram quase 3 milhões de toneladas.
Parauapebas lidera o ranking de municípios exportadores de minério, com 6,2 bilhões de dólares em vendas ao exterior, mesmo tendo caído quase 9% em relação ao ano anterior. Em seguida aparece Canaã dos Carajás, que aumentou suas exportações em 141%, com receita que ultrapassa 3,4 bilhões de dólares. Marabá, com vendas no valor de 1,5 bilhões de dólares, está em terceiro lugar no ranking das cidades exportadoras de minério.
A arrecadação da Compensação Financeira sobre a Exploração de Recursos Minerais (CFEM), alcançou quase 1,3 bilhão de reais e Parauapebas recebeu 53,7% deste valor, exatos R$ 695.340.301,00 em 2018. Como houve a mudança sobre a forma de cálculo da CFEM, a arrecadação de Parauapebas, em 2018, cresceu 94% em relação a 2017. A arrecadação de Canaã dos Carajás cresceu ainda mais: 433% em relação a 2017.
Além das informações sobre exportações e geração de emprego e o valor das arrecadações tributárias, no Anuário é possível ver os investimentos previstos para 2019 e os destinos do minério paraense. O relatório está disponível para download nas versões desktop ou mobile em português e inglês neste link, basta clicar aqui e fazer o download do Anuário.
Na tarde de hoje, a partir das 17 horas, o presidente do Simineral, José Fernando Gomes Júnior apresentará à imprensa e aos associados, a movimentação econômica do setor em 2018, que torna o Estado do Pará um dos maiores centros mineradores do mundo e o maior do Brasil.
O lançamento do 8º Anuário Mineral do Pará acontece nesta quinta-feira (14), a partir das 17h, na Casa da Mineração, Tv. Rui Barbosa, 1536, entre Braz de Aguiar e Gentil, em Belém.
Nenhum comentário:
Postar um comentário