A sinalização turística e o plano de marketing são apenas os eventos mais recentes que apontam para o desenvolvimento do setor em Parauapebas. Desde 2017, foram diversas as iniciativas apoiadas por Darci visando estabelecer as bases para o desenvolvimento do turismo.
Neste momento, a ideia é sinalizar a cidade com orientações aos turistas, em dois idiomas - português e inglês - além de oferecer as mesmas informações em braile, favorecendo os deficientes visuais, e também através do chamado "QR Code", tecnologia que permite o acesso às informações através de dispositivos móveis, como celulares e tablets.
Por outro lado, com o plano de marketing elaborado, será possível "vender" o turismo em Parauapebas como um produto viável economicamente para investidores e atraente para os consumidores. De "fim de linha", Parauapebas poderá se tornar destino desejado para muitos brasileiros e estrangeiros.
Ressalte-se que, entre 2017 e 2018, a instalação do Conselho Municipal de Turismo (COMTUP), a criação do Fundo Municipal do Turismo e a apresentação do Plano de Desenvolvimento do Turismo, realizada em 2018, foram algumas das ações da Prefeitura no sentido de consolidar o Turismo como alternativa viável e sustentável até mesmo para a era pós-mineração que se avizinha.
Que ninguém despreze a importância do Turismo para a economia (veja infográfico abaixo). O setor movimentou no mundo, em 2018, algo em torno de US$ 8,3 trilhões. Isso equivale a 10,4% de todo o PIB mundial. Além disso, o Turismo emprega 10% de toda a mão de obra no planeta.
São quase 7 milhões de empregos gerados pelo Turismo no Brasil e a expectativa é que, em 2019, o número de empregos ultrapasse 8 milhões. Os dados fazem parte do estudo econômico elaborado pela Oxford Economic para o Conselho Mundial de Viagens e Turismo (WTTC), principal consultoria independente do setor no mundo.
Como se vê, turismo é negócio que movimenta bilhões de reais por ano no país, emprega um enorme contingente e, quando feito com responsabilidade, é sustentável do ponto de vista ambiental. Parauapebas parece querer entrar definitivamente na rota do turismo nacional.
Falando em rota, o Detur criou, entre 2017 e 2018, quatro delas. Rota Indígena, Rota City Tour, Rota do Búfalo e Rota das Águas, se juntam à Rota Carajás, já existente, e formam um pacote atraente para o chamado "trade" do Turismo nacional.
Esforço Reconhecido
O esforço do governo de Parauapebas vem sendo reconhecido. Em janeiro deste ano, o prefeito Darci Lermen e o superintendente da Caixa Econômica Federal, Paulo Cunha, assinaram um contrato de repasse de recurso federal no valor de R$ 4 milhões de reais, em função de convênio celebrado entre o Ministério do Turismo (MTur) e a Prefeitura de Parauapebas. O recurso do convênio, que tem a Caixa Econômica como agente financeiro, será destinado à construção do Centro de Eventos de Parauapebas.
Enquanto o Centro de Eventos não vem, Alexandre trata de acelerar a construção do Centro de Atendimento ao Turista (CAT), um espaço integrado com salas administrativas, salão para eventos e auditório. No CAT o turista poderá contatar guias turísticos e receber materiais que o orientem na cidade e região.
Darci vem demonstrando satisfação com os resultados alcançados pelo Detur e não lhe faltam razões. A satisfação é tanta que, no final de 2018, ao fazer o balanço das atividades da Prefeitura, Darci chegou a dizer que se pudesse transformaria o Detur, em secretaria. Talvez não seja necessário. A coisa anda tão bem para os lados do Detur que convém não mudar. Enquanto secretarias com mais recursos humanos e financeiros patinam, o Detur vai se tornando um "cisne" em meio a uma gestão que tenta se reinventar.
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