20 de dezembro de 2018

Helder escala jovem delegado da Polícia Federal para Segurança Pública e coronel veterano para comandar Bombeiros



O governador eleito do Pará, Helder Barbalho (MDB), anunciou, nesta quinta-feira (20), mais dois nomes que irão compor o secretariado estadual a partir de 1º de janeiro. Pela manhã, Helder comunicou que o coronel Hayman Souza será o comandante do Corpo de Bombeiros Militar e no final da tarde, através de sua conta no Twitter, o governador eleito anunciou que o jovem delegado Ualame Fialho Machado (na foto acima) será o novo Secretário de Segurança Pública do Estado.

O favorito para ocupar a Secretaria de Segurança Pública era o ex-Secretário Nacional de Segurança, Ricardo Balestreri, mas ele declinou do convite.

O Coronel Hayman (na foto ao lado), está na corporação desde 1992, é graduado em Engenharia Florestal pela Universidade Federal Rural da Amazônia, bacharel em Direito pela ESMAC, bacharel em Riscos Coletivos pela ABMPA, pós-graduado em Defesa Social e Cidadania pela UFPA. O futuro comandante faz parte do quadro de oficiais combatentes, possui curso de aperfeiçoamento e comando e atualmente é diretor de serviços técnicos do CB, responsável pela gestão da área de segurança contra incêndio e emergência.

Ualame Fialho é paraense, 38 anos, tem graduação em Direito e especialização em Sociedade e Gestão da Segurança Pública pela Universidade Federal do Pará, além de ser delegado da Polícia Federal. Sua primeira lotação foi na cidade de Santarém (2003/2005). Foi Chefe da Delegacia de Defesa Institucional//PA (2005), Chefe do Núcleo de Operações/PA (2006/2008), Chefe da Delegacia de Polícia Fazendária/PA (2008/2012), Delegado Regional de Combate ao Crime Organizado/PA (2012/2014), Delegado Regional Executivo/PA (2014/2016) e desde agosto de 2016 exerce a função de Superintendente da Polícia Federal no Pará. Trabalhou ainda na coordenação de grandes eventos como: Copa das Confederações/2013, Jornada Mundial da Juventude/2013 e Copa do Mundo de 2014. Já planejou e executou mais de 80 operações policiais especiais, no âmbito da Polícia Federal.

Este será, com certeza, o maior desafio da carreira de Ualame. Terá pela frente a missão de reduzir a violência que tornou-se endêmica e epidêmica em todas as cidades paraenses. Não será fácil, mas só nos resta torcer que o delegado mostre logo que tem "um novo xerife na cidade" e dê um choque de ordem, colocando polícia nas ruas, mas principalmente, elaborando uma plano estratégico para o enfrentamento das diversas formas de violência que faz vítimas diariamente no estado. Que a pouca idade do secretário não seja empecilho para a construção de uma política de segurança pública eficaz.

Nenhum comentário:

Postar um comentário