24 de dezembro de 2018

Helder anuncia Jarbas Vasconcelos para nova Secretaria do Sistema Penitenciário e Gasparim para Seaster



O governador eleito Helder Barbalho (MDB), faltando 8 dias para a posse, continua anunciando os escolhidos para compor seu secretariado. Na noite deste domingo (23), Helder anunciou mais dois futuros secretários. Jarbas Vasconcelos do Carmo (na foto acima), comandará a Secretaria de Estado do Sistema Penitenciário, que substituirá a SUSIPE e Inocêncio Gasparim (na foto abaixo), estará  à frente da Secretaria de Estado de Assistência Social, Trabalho, Emprego e Renda. Com esses dois novos indicados, sobe para 20 os escolhidos por Helder. Veja aqui todos os indicados.

Jarbas Vasconcelos, é advogado e mestre em Direito Constitucional. Atualmente, cursa o Doutorado em História do Direito, pela Universidade de Lisboa. Já foi presidente por duas vezes da Ordem dos Advogados do Brasil, Secção Pará (OAB-PA) e é conselheiro nacional da OAB. Concorreu ao cargo de senador pelo Partido Verde (PV). Por alguns anos foi filiado ao Partido dos Trabalhadores (PT) e mantém até hoje um perfil de centro-esquerda.

Helder justificou a transformação da SUSIPE em Secretaria em função do precaríssimo estado em que se encontra o sistema penitenciário no Pará. O governador tem certa razão. Jarbas terá pela frente o desafio de colocar em mínima ordem o sistema penitenciário do Pará. Atualmente, estão atrás das grades mais de 18 mil presos e outros 10 mil estão sendo procurados. Contando apenas os encarcerados, o Pará está 48% acima do seu limite de vagas em cadeias e presídios.

No ambiente penitenciário sobram denúncias de maus-tratos, corrupção, favorecimento a fugas, entre outras mazelas. Os níveis de doenças como AIDS e tuberculose, por exemplo, atinge números alarmantes. Fugas e rebeliões são eventos corriqueiros no cotidiano da SUSIPE.

Para resolver o problema Jarbas terá que destravar e acelerar a construção de novos presídios que estão, em sua maioria, parados. Ao mesmo tempo, precisará conduzir com habilidade as cobranças sobre os agentes penitenciários. Com remuneração baixa e fiscalização frouxa, os agentes acabam sendo presas fáceis para as ofertas de detentos com algum poder aquisitivo.

Jarbas Vasconcelos caminhará sob o fio da navalha. Dando conta de tocar as obras em andamento e reduzindo o número de fugas e rebeliões, pavimenta seu caminho para cargos eletivos. Caso fracasse, ficará marcado como mais um que, ao tentar mudar o sistema, foi derrotado por ele.

Currículo Extenso


Inocêncio Gasparim será o titular da Secretaria de Assistência Social, Trabalho, Emprego e Renda (Seaster). Com currículo vasto, Gasparim exerceu diversos cargos relevantes em órgãos federais como Incra e Sudam, durante os governos de Lula e Dilma. É ligado ao deputado federal Beto Faro (PT). Atualmente é consultor do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário