O historiador Ricardo Balestreri (na foto acima), irá comandar a Secretaria Especial da Cidadania, que será criada depois da fusão de três das cinco secretarias especiais que funcionaram durante o governo de Simão Jatene. O delegado-geral de Polícia Civil será Alberto Teixeira e Ricardo Sefer será o Procurador-Geral do Estado. Agora, já são 18 os nomes definidos para o primeiro escalão do novo governo.
Ricardo Balestreri, que será o titular da Secretaria Especial de Estado da Cidadania, foi Secretário Nacional de Segurança e era cotado para assumir a Secretaria de Estado de Segurança Pública. Balestreri acabou recusando o primeiro convite e em seu lugar foi indicado o Ualame Machado. Helder fez novo convite e, Balestreri, que chefiava o Gabinete de Assuntos Estratégicos do Estado de Goiás, aceitou assumir a nova Secretaria Especial de Cidadania. Integrante do Observatório de Segurança Com Cidadania da Fundação Getúlio Vargas (FGV), o novo secretaria tem trânsito entre os defensores dos direitos humanos e foi um dos formuladores do PRONASCI, programa do Ministério da Justiça que estabelece diretrizes de combate ao crime sem desrespeito aos direitos humanos.Alberto Teixeira (na foto ao lado), futuro delegado-geral de Polícia Civil, apesar de relativamente jovem, é um dos delegados mais experientes dos quadros da Civil. Foi Superintendente Regional do Nordeste e do Sudeste do Pará, foi coordenador da Divisão de Combate ao Crime Organizado (DRCO) e secretário de Segurança Institucional de Marabá.
O futuro Procurador-Geral do Estado, Ricardo Sefer, é advogado e professor. Tem mestrado e doutorado em Direito pela Universidade Federal do Pará. Tem experiência como advogado empresarial e corporativo. É Procurador do Estado desde 2011 com experiência nas áreas Ambiental e Fundiária. Atua como professor titular da Universidade da Amazônia, nas disciplinas Direito Administrativo, Ambiental, Direito Agrário e Direito Socioambiental na Amazônia.
Clube do Bolinha?
Ainda restam secretarias e autarquias sem titulares definidos, portanto seria prematuro criticar. Mas, é relevante notar que o secretariado de Helder, até agora, é formado por dezessete homens e apenas uma mulher. A expectativa é que mais mulheres se juntem ao time e acabem com a aparência de "Clube do Bolinha".
Veja os escolhidos até agora por Helder:
Fazenda: René Sousa
Planejamento: Hana Ghassan
Casa Civil: Parsifal Pontes
Banpará: Braselino Assunção
Meio Ambiente: Mauro O’ de Almeida
Transportes: Pádua Andrade
Saúde: Alberto Beltrame
Iterpa: Bruno Kono
Desenvolvimento e Obras Públicas: Ruy Cabral
Chefia de gabinete: Luiziel Guedes
Casa Militar: Coronel Costa Júnior
Corpo de Bombeiros: Coronel Hayman
Comando Geral da PM: Coronel Dílson Júnior
Segurança Pública: Ualame Fialho
Justiça: Hugo Rogério Sarmanho Barra
Cidadania: Ricardo Balesteri


Nenhum comentário:
Postar um comentário