23 de dezembro de 2018

Ex-secretário nacional de Segurança assumirá Secretaria da Cidadania no governo Helder. Veja os indicados até agora


Depois de anunciar Hugo Rogério, presidente estadual do PSL e filho do deputado federal Éder Mauro (aquele mais famoso por fazer "arminha" com os dedos que pelos projetos que apresenta na Câmara Federal), para o cargo de secretário de estado de Justiça, o governador eleito do Pará, Helder Barbalho (MDB), anunciou mais três nomes que integrarão sua equipe. E se a nomeação de Hugo é de qualidade duvidosa, desta vez, as escolhas de Helder parecem certeiras.

O historiador Ricardo Balestreri (na foto acima), irá comandar a Secretaria Especial da Cidadania, que será criada depois da fusão de três das cinco secretarias especiais que funcionaram durante o governo de Simão Jatene. O delegado-geral de Polícia Civil será Alberto Teixeira e Ricardo Sefer será o Procurador-Geral do Estado. Agora, já são 18 os nomes definidos para o primeiro escalão do novo governo.

Ricardo Balestreri, que será o titular da Secretaria Especial de Estado da Cidadania, foi Secretário Nacional de Segurança e era cotado para assumir a Secretaria de Estado de Segurança Pública. Balestreri acabou recusando o primeiro convite e em seu lugar foi indicado o Ualame Machado. Helder fez novo convite e, Balestreri, que chefiava o Gabinete de Assuntos Estratégicos do Estado de Goiás, aceitou assumir a nova Secretaria Especial de Cidadania. Integrante do Observatório de Segurança Com Cidadania da Fundação Getúlio Vargas (FGV), o novo secretaria tem trânsito entre os defensores dos direitos humanos e foi um dos formuladores do PRONASCI, programa do Ministério da Justiça que estabelece diretrizes de combate ao crime sem desrespeito aos direitos humanos.

Alberto Teixeira (na foto ao lado), futuro delegado-geral de Polícia Civil, apesar de relativamente jovem, é um dos delegados mais experientes dos quadros da Civil. Foi Superintendente Regional do Nordeste e do Sudeste do Pará, foi coordenador da Divisão de Combate ao Crime Organizado (DRCO) e secretário de Segurança Institucional de Marabá.

O futuro Procurador-Geral do Estado, Ricardo Sefer, é advogado e professor. Tem mestrado e doutorado em Direito pela Universidade Federal do Pará. Tem experiência como advogado empresarial e corporativo. É Procurador do Estado desde 2011 com experiência nas áreas Ambiental e Fundiária. Atua como professor titular da Universidade da Amazônia, nas disciplinas Direito Administrativo, Ambiental, Direito Agrário e Direito Socioambiental na Amazônia.

Clube do Bolinha?


Ainda restam secretarias e autarquias sem titulares definidos, portanto seria prematuro criticar. Mas, é relevante notar que o secretariado de Helder, até agora, é formado por dezessete homens e apenas uma mulher. A expectativa é que mais mulheres se juntem ao time e acabem com a aparência de "Clube do Bolinha".

Veja os escolhidos até agora por Helder:

Fazenda: René Sousa
Planejamento: Hana Ghassan
Casa Civil: Parsifal Pontes
Banpará: Braselino Assunção
Meio Ambiente: Mauro O’ de Almeida
Transportes: Pádua Andrade
Saúde: Alberto Beltrame
Iterpa: Bruno Kono
Desenvolvimento e Obras Públicas: Ruy Cabral
Chefia de gabinete: Luiziel Guedes
Casa Militar: Coronel Costa Júnior
Corpo de Bombeiros: Coronel Hayman
Comando Geral da PM: Coronel Dílson Júnior
Segurança Pública: Ualame Fialho
Justiça: Hugo Rogério Sarmanho Barra
Cidadania: Ricardo Balesteri












Nenhum comentário:

Postar um comentário