9 de outubro de 2017

#CPIdoBNDES - Advogada que temia "f...r" seus amigos no STF será convocada

Dando prosseguimento aos seus trabalhos, a CPI da JBS vai se reunir na terça-feira (10), para colher dois depoimentos. 

O ex-chefe de departamento do Banco Nacional do Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) José Cláudio Rego Aranha falará à comissão como convocado. 

Também será ouvida Maria Fernanda Ramos Coelho, ex-presidente da Caixa Econômica Federal. 

Na mesma reunião, a CPI votará uma série de requerimentos. Um deles pede a convocação da advogada Fernanda Tórtima. Ela é responsável, em conjunto com Rodrigo Janot, ex-procurador-geral da República, pela definição da estratégia para envolver o presidente Michel Temer e livrar a pele dos irmãos Joesley e Wesley Batista, chefões da JBS e da J&F.

Tórtima é a advogada que fez a ligação entre Marcelo Miller, Rodrigo Janot e os irmãos Batista. Durante a negociação com Janot, os delatores se dispuseram a gravar clandestinamente o presidente Temer e ministros do Supremo Tribunal Federal (STF). A advogada mostrou sua preocupação quanto ao envolvimento do Supremo.

Segundo Joesley, a advogada advertiu: “Nossa senhora, peraí, calma, o Supremo não, peraí, calma, vai foder meus amigos”.

Agora, Tórtima terá a oportunidade de esclarecer quem seriam esses amigos e porque corriam o risco de "foder-se", além de dezenas de outras expressões usadas por ela durante as tratativas com Miller e Janot.

Outro requerimento é de convite a Eugênio Aragão, ex-ministro da Justiça do governo da petista Dilma Rousseff.

A CPI, composta por 17 senadores e 17 deputados, foi criada para investigar as bandalheiras da JBS em operações realizadas com o BNDES, ocorridas entre de 2007 e 2016, durante os governos petistas de Lula e Dilma. 

Preside a comissão o senador Ataídes Oliveira (PSDB-TO) e funciona como relator o deputado Carlos Marun (PMDB-MS). 

A reunião será realizada a partir das 9 horas, no plenário 2 da ala Nilo Coelho, no Senado Federal, em Brasília.

Nenhum comentário:

Postar um comentário