3 de dezembro de 2015

Prefeitura e Semed entregam hoje obras de reestruturação escola Darcy Ribeiro e mostram que Educação tem bom rumo em Marabá


Será nesta quinta-feira (3), a partir das 16 horas, a entrega das obras de reestruturação da escola municipal Darcy Ribeiro, em Marabá. Escola com mais de 18 anos de funcionamento, estava em péssimas condições. Acertadamente, a Semed resolveu intervir e repaginar a unidade de ensino.

Agora, a "Darcy Ribeiro" ganhou quadra de esportes, refeitório, laboratório de informática, mais salas de aula com mobiliário novo e centrais de ar.

No mesmo evento, serão entregues 8 novos ônibus que vão se integrar à frota responsável pelo transporte escolar no município.

Antes de concluir, uma observação. O esforço que João Salame Neto e Pedro Souza estão fazendo para manter os compromissos com a Educação é algo digno de nota.

A maioria dos estados e municípios estão paralisando obras, parcelando salários e fechando escolas. É a crise repercutindo diretamente na Administração Pública e causando estragos.

Enquanto isso, em Marabá, mesmo com todos os problemas e dificuldades, João Salame vem conseguindo manter a máquina pública funcionando, pagar salários e ainda investir em obras. Na área da Educação, por exemplo, são 20 novas creches e 8 escolas que estão sendo construídas.

Claro que não se está vivendo no paraíso. Mas, dá para imaginar o tamanho da encrenca quando é lembrado que a rede municipal de Marabá atende cerca de 65 mil estudantes, distribuídos em mais de 200 escolas, nas áreas urbana e rural, algumas dessas escolas distantes há mais de 180 quilômetros da sede do município.

Um pequeno exército, formado por 4 mil profissionais da Educação, é mobilizado diariamente para atender à demanda crescente e mais de R$ 12 milhões são investidos mensalmente apenas em salários.

Serviços como merenda escolar - que já causou até processos judiciais contra ex-gestores - e transporte foram regularizados e ampliados e todos sabemos que isso não é barato.

Há muito para avançar, bem entendido. Os índices de aproveitamento escolar precisam melhorar ainda mais, são necessários mais professores, pedagogos e técnicos, tudo isso em um cenário no qual o Governo Federal já cortou recursos do Ministério da Educação e para o ano que vem estados e prefeituras terão que se virar com menos dinheiro. Mas, o exemplo de Marabá é algo realmente alentador.

O caminho é longo e complicado, mas, na Educação, Marabá está dando bons passos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário