3 de dezembro de 2015

Nuvem de fumaça permanece sobre sudeste do Pará e sul do Maranhão (Atualização 12:30)


A enorme nuvem de fumaça que recobre, há dias, o sudeste do Pará e o sul do Maranhão não demonstra ainda tendência para se dissipar. Na foto acima, publicada nas mídias sociais da Internet, a Orla de Marabá aparece com aspecto quase fantasmagórico.

Neste momento, em Marabá, o céu permanece totalmente encoberto e o clima está ainda mais seco e abafado que o habitual.

O aeroporto de Marabá continua operando, mas o teto para pousos e decolagens chegou a menos de 400 metros em relação ao horizonte.

Segundo a Infraero, empresa responsável pela administração do aeroporto de Marabá, até as 11 horas desta manhã, dois voos estavam programados, um deles em atraso e nenhum cancelado.

Mas, a situação pode piorar um pouco antes de melhorar, segundo sites especializados.

É que estão previstas chuvas rápidas e fracas para alguns pontos da região coberta pela fumaça. Essas chuvas não teriam força suficiente para dissipar a fumaça, nem para apagar a maioria dos focos de incêndios. Ao contrário, a umidade decorrente das chuvas e a falta de ventos, podem causar o aumento do fenômeno chamado de "inversão térmica".

No momento, não há nada que se possa fazer, além de redobrar a atenção nas ruas das cidades e estradas da região e aguardar que a natureza conserte a bagunça causada, em grande medida, pela ação do homem.

Atualização: 12:30 - A Infraero informa que de três voos programados, um foi cancelado, até agora.

Nenhum comentário:

Postar um comentário