16 de janeiro de 2015

Falhas do piloto causaram queda do avião de Eduardo Campos, diz jornal.

Na edição de hoje (16) do Estadão, reportagem exclusiva assinada por Eliane Cantanhêde, informa que a partir de fevereiro serão liberados os laudos da Aeronáutica no inquérito que apuram as causas do acidente aéreo que vitimou o ex-governador de Pernambuco e candidato do PV à Presidência da República, Eduardo Campos. A reportagem adianta que falhas do piloto causaram a queda da aeronave.
Foi apurado que o piloto não tinha treinamento específico para a operar aquele tipo de aeronave e que confundiu-se quantos aos procedimentos no momento em que teve que abortar a aterrissagem e arremeter o avião.
Os equívocos de Marcos Martins teriam causado o que os técnicos chamam de "desorientação espacial", quando o piloto perde a referência de sua posição em relação ao solo.
Marcos teria tentado realizar certos procedimentos para reduzir a velocidade de aproximação, o que no laudo é chamado de "atalho". Ao perceber que as medidas não surtiram efeito, arremeteu já desorientado, sem saber se estava subindo ou descendo.
Esta conclusão se baseia na análise dos segundos finais do voo, quando a aeronave passou a descer em um ângulo de 70 graus em relação ao solo, com potência máxima.
A reportagem já desperta reações entre amigos e conhecidos de Marcos Martins. Nas redes sociais alguns afirmam que o piloto já voara em jatos ainda maiores e mais complexos, por mais de dez anos e que esse tipo de erro não é consistente com sua qualificação. O fato de ter havido a substituição recente do co-piloto também foi lembrada. A relação com o novo co-piloto não estava nada boa e aquele seria provavelmente o último voo da dupla.
Além das falhas de Marcos, as condições do tempo - com chuva e muitas nuvens - além do fato da pista de Santos, local do acidente, ser curta e entre morros, tornando-a complicada mesmo para pilotos experientes, foram apontadas como as causas do acidente que em 13 de agosto acabou por vitimar o candidato do PV à Presidência.
Não foram encontrados indícios de qualquer falha mecânica na aeronave.

Nenhum comentário:

Postar um comentário