Na Techtudo, hoje (17):
A Intel disponibilizou no mercado o microcomputador Edison, que tem tamanho de um cartão SD, transistores de 22 nanômetros e conexões Wi-Fi e Bluetooth. O produto foi lançado nesta semana, no Intel Developers Forum (IDF) 2014 que ocorreu na Califórnia, no mesmo dia do lançamento dosiPhones 6 e 6 Plus. O computador é um dos menores do mundo e foi anunciado durante a CES 2014 em janeiro de 2014.
O minicomputador é muito menor do que seus concorrentes Arduino Uno e Raspberry Pi Model B+, sendo que esse último foi lançado em julho e tem o tamanho de um cartão de crédito. O Edison custa US$ 50 (R$ 115, sem impostos), apresenta 1 GB LPDDR3 de memória RAM, voltagem de 3,3 V até 4,5 V, processador Quark SOC, duas bandas de frequência (2,4 GHz e 5 GHz), memória interna flash de 4 GB eMMC e sistema operacional Yocto Linux versão 1.6. Ele também dispõe de duas entradas USB, suporte a outros cartões SD e uma entrada de 70 pinos.
Não há previsão ainda de quando o microcomputador chegará ao mercado brasileiro. A Intel, no entanto, conseguiu embutir o equipamento em uma placa Galileo de 100 MHz que tem o estilo de um Raspberry Pi. Essa montagem permite que o microcomputador possa conectar objetos diferentes em torno do conceito da “Internet das Coisas”.
Um dos usos práticos do Edison seria dentro de drones de filmagem. O computador do tamanho de um cartão SD poderia configurar um sistema de vigilância próprio com a máquina voadora, que já pode tirar fotografias no ar. O drone também é capaz, com o Edison, de seguir o sinal telefônico de smartphone, permitindo outras formas de manipulação do aeromodelo.
A filial mexicana da Intel deu a ideia de instalar chips em capacetes de operários para que eles trabalhem de maneira inteligente. A fabricante, então, decidiu implantar um microcomputador Edison para proteger trabalhadores, por exemplo, da exposição de gases perigosos. A máquina seria capaz de fazer isso graças aos sensores que seriam embutidos para seu pleno funcionamento.
Nenhum comentário:
Postar um comentário