Depois de haver sido decretada Situação de Emergência em Marabá por conta da elevação das águas dos rios Tocantins e Itacaiúnas, a Prefeitura Municipal tratou de enviar toda a documentação ao Ministério da Integração Nacional para homologação. Com a decisão do Ministério será possível aos desabrigados realizarem saque de parte do FGTS para custear obras de recuperação de seus imóveis e fazer frente a outros gastos.
Até a tarde de ontem (17), eram 903 as famílias atingidas pela enchente. Segundo a classificação feita pela Coordenadoria Municipal Defesa Civil, eram 159 as famílias desalojadas, 496 as deslocadas e 318 as desabrigadas atendidas pela Prefeitura de Marabá nos alojamentos públicos. Estima-se em quase 3 mil pessoas alcançadas pela enchente.
Desde a manhã de ontem o nível das águas do Tocantins vem apresentando ligeira redução. Por volta de 8 da manhã estava 12m02 acima do leito normal; ao meio-dia, estava em 12m00 e as 18h já havia baixado para 11m96.
Mesmo assim técnicos da Defesa Civil avaliam que as águas, em função da intensidade das chuvas na região, devem voltar a subir.
Nenhum comentário:
Postar um comentário