7 de agosto de 2013

Depois de boatos sobre publicidade em vídeo no Face, AOL compra plataforma da Adapt.tv

Ao que tudo indica, os usuários do Facebook terão publicidade em vídeo nas suas linhas de tempo. A AOL informou nesta quarta-feira (7), que fechou acordo para comprar a plataforma de publicidade em vídeos Adap.tv por 405 milhões de dólares em uma operação envolvendo dinheiro e ações. A Adapt.tv desenvolveu um sistema unificado, através de plataforma programática que fornece a compradores e vendedores ferramentas automatizadas para planejar, comprar e medir audiência e impacto de campanhas através de TV linear e vídeo online. 
O anúncio acontece poucos dias depois da Bloomberg, citando uma fonte anônima, ter afirmado que o Facebook pretende adicionar anúncios em vídeo que deverão passar a ser incluídos diretamente no mural dos utilizadores.
Cada vídeo deverá aparecer no Facebook durante um dia inteiro, apesar de os utilizadores não verem mais de três vezes ao dia o mesmo. Os anunciantes terão de pagar entre um milhão e 2,5 milhões de dólares por dia pelo privilégio de poder exibir vídeos de 15 segundos. Os anunciantes podem saber apenas a idade e sexo da sua audiência. A Bloomberg diz que o lançamento desta nova funcionalidade foi adiada pelo menos duas vezes, porque Mark Zuckerberg quis certificar-se de que os vídeos não “estragariam” a experiência do utilizador.
Vale lembrar que, em 2012, depois de comprar a AOL, a Microsoft revendeu grande parte das patentes ao Facebook e selou a parceria entre as duas empresas.
A AOL também informou receita mais alta por conta de ganhos gerados com publicidade. A AOL divulgou que a receita do segundo trimestre subiu quase 1 por cento, para 541,3 milhões de dólares ante expectativa média do mercado de faturamento de 539,6 milhões, segundo pesquisa da Thomson Reuters I/B/E/S.
O lucro líquido do segundo trimestre da companhia caiu para 28,5 milhões de dólares, ou 0,35 dólar por ação, ante resultado positivo um ano antes de 970,8 milhões, ou 10,17 dólares por papel.
O lucro no mesmo período do ano passado havia sido impulsionado pela venda de um grupo de patentes para a Microsoft por mais de 1 bilhão de dólares.

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