O cortejo fúnebre com o corpo do presidente da Venezuela, Hugo Chávez, deixou hoje (6) o Hospital Militar Dr. Carlos Arvelo em direção à Academia Militar. Os parentes do presidente acompanharam o cortejo que seguiu sob o Hino Nacional da Venezuela. Os militares da Guarda Nacional fazem a segurança do cortejo que passa pelas principais ruas de Caracas, a capital venezuelana.
Os presidentes Evo Morales (Bolívia), José Pepe Mujica (Uruguai) e Cristina Kirchner (Argentina) chegaram hoje (6) a Caracas para o velório e enterro. A presidenta Dilma Rousseff e o ministro das Relações Exteriores, Antonio Patriota, viajarão amanhã (7) à tarde para a Venezuela. O enterro de Chávez está marcado para sexta-feira (8) às 10h.Os presidentes Sebastián Piñera (Chile) e Rafael Correa (Equador) também devem viajar para Caracas para prestar as últimas homenagens ao líder venezuelano. Paralelamente, sete países decretaram luto oficial pela morte de Chávez.
Enquanto o corpo de Chávez é velado o cenário político entra em ebulição. A expectativa é que seja cumprida a constituição do país, que prevê a realização de eleições em 30 dias. A oposição corre para mobilizar-se para apresentar um candidato ao pleito, enquanto o vice-presidente Nicolás Maduro tenta transformar sua atual interinidade em mandato definitivo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário