21 de dezembro de 2012

Hollywood não vê graça n'O Palhaço e Brasil fica fora do Oscar

O site da Academia de Artes e Ciências Cinematográficas de Hollywood divulgou nesta sexta-feira (21) a lista com os longas-metragens semifinalistas na disputa pelas cinco vagas que concorrem ao Oscar de Melhor filme estrangeiro, em 2013. Previsivelmente, “O Palhaço”, fraquíssimo filme de Selton Mello, não está entre os escolhidos.
O filme, dirigido, escrito e protagonizado por Selton, recebeu premiações internacionais de menor importância (Festival de Huelva e Festival Brapeq de Cinema na China) e nacionais (Grande Prêmio do Cinema Brasileiro) e alcançou a marca de seis milhões de espectadores no país.
"O Palhaço" conta a história vivida por Benjamin (Selton Mello) e seu pai Valdemar (Paulo José) num circo mambembe durante os anos 70. Benjamin decide abandonar o circo e viver como um funcionário comum. Mais tarde, percebe que gosta mesmo é de ser palhaço.
O Brasil concorreu quatro vezes ao Oscar de Filme Estrangeiro, mas nunca levou o troféu. Os indicados foram "O Pagador de Promessas" (1963), "O Quatrilho" (1996), "O Que É Isso Companheiro" (1998) e "Central do Brasil" (1999). Em 2004, "Cidade de Deus" concorreu a quatro estatuetas, incluindo melhor diretor para Fernando Meirelles, mas não entrou na disputa de filme estrangeiro.Entre os favoritos ao Oscar/2013 estão a produção chilena “No”, de Pablo Larraín, com Gael Garcia Bernal; “Os Intocáveis”, o filme francês mais rentável da história, dirigido por Olivier Nakache e Eric Toledano; e "Amour", do austríaco Michael Haneke, vencedor da Palma de Ouro no Festival de Cannes neste ano.
Os cinco finalistas serão divulgados em 10 de janeiro e a festa de entrega do Oscar está marcada para o dia 24 de fevereiro.
Veja os nove semifinalistas:
Áustria: "Amour", de Michael Haneke
Canadá: "War witch", de Kim Nguyen
Chile: "No", de Pablo Larraín
Dinamarca: "O amante da rainha", de Nikolaj Arcel
França: "Os intocáveis", de Olivier Nakache e Eric Toledano
Islândia: "The Deep", de Baltasar Kormákur
Noruega: "Kon-Tiki", de Joachim Rønning e Espen Sandberg
Romênia: "Beyond the hills", de Cristian Mungiu
Suíça: "Sister", de Ursula Meier

Nenhum comentário:

Postar um comentário