24 de novembro de 2012

Pará e Gioás fazem programação especial no Dia Nacional do Doador de Sangue

No Pará, a Fundação Hemopa organizou uma programação especial para agradecer a parceria de antigos e novos doadores, com atividades que vão do dia 24 ao dia 1º de dezembro. Este ano, o Dia Nacional do Doador de Sangue cairá neste domingo (25), razão pela qual o hemocentro paraense decidiu antecipar as homenagens. 
A programação inclui programação com shows de artistas locais, a distribuição de um bolo comemorativo aos voluntários, apresentação do coral do Hemopa, missa em ação de graças, passeio ciclístico, oficinas para formação de agentes multiplicadores, palestras e mostra de vídeos educativos, entre outras ações.
A comemoração está sendo promovida simultaneamente nos Hemocentros Regionais de Castanhal, Marabá e Santarém; e nos Hemonúcleos de Abaetetuba, Altamira, Tucuruí, Redenção e Capanema.O tema da campanha em comemoração ao dia nacional do doador é “Salvar vidas precisa mais que pulso. Precisa de coração. Doe sangue“. que tem o objetivo de coletar 400 bolsas/dia para suprir estoque estratégico de sangue, garantindo, assim, suporte ao atendimento transfusional do mês de dezembro, quando a hemo-rede brasileira normalmente enfrenta uma queda de aproximadamente 40% no comparecimento de doadores. 
Em Goiás, como parte da comemoração referente ao Dia Nacional do Doador de Sangue, Associação dos Doadores de Sangue de Goiânia e Estado de Goiás (ADSGG), Associação de Doadores de Sangue do Estado de Goiás (ADSEG) e Ceasa irão distribuir alimentos e cadastrar novos doadores de sangue.
Serão distribuídas cinco toneladas de feijão pela associação ADSEG/ADSGG e mais de uma tonelada de verduras pela Ceasa. As famílias carentes deverão levar documento e comprovante de endereço.
A distribuição e cadastramento de novos doadores ocorrerá no Setor Residencial Itaipu, amanhã, às 9h30, na Escola Municipal Residencial Itaipu, na Rua RI-24, Quadra 44. O Ministério da Saúde (MS) orienta que o doador, ao procurar os hemocentros, não esteja em jejum, tenha dormido pelo menos seis horas e não tenha ingerido bebidas alcoólicas nas 12 horas anteriores à doação. É necessário também evitar o cigarro por pelo menos duas horas e o consumo de alimentos gordurosos nas três horas que antecedem a doação.
Não podem doar sangue pessoas que tiveram diagnóstico de hepatite após os 10 anos de idade; mulheres grávidas ou amamentando; pessoas expostas a doenças transmissíveis pelo sangue como Aids, Hepatite, Sífilis e Doença de Chagas; usuários de drogas; e pessoas que tiveram relacionamento sexual com parceiro desconhecido ou eventual sem uso de preservativos.
Para doar sangue os candidatos devem ter boa saúde, idade entre 16 anos completos e 67 anos e peso acima de 50 kg. É necessário apresentar documento de identidade original e com foto. Não precisa estar em jejum. Com a doação são realizados exames para diversas doenças, entre elas Aids, Sífilis, Doença de Chagas, Hepatites, HTLV I e II, além de tipagem sanguínea  O homem pode doar a cada dois meses e a mulher a cada três. O doador deve estar bem alimentado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário