A isenção total de Imposto de Renda também pode ser incluída novamente entre os incentivos fiscais da Sudam. Os incentivos poderão ser concedidos exclusivamente para fabricantes de produtos voltados para o Programa de Inclusão Digital (CGPID), do governo federal. A proposição abre, inclusive, a possibilidade de que empresas que já estejam em usufruto do benefício da redução de 75% do Imposto de Renda, apresentem requerimento solicitando o enquadramento e a concessão de novo prazo de fruição do benefício fiscal.
A partir de 2013, se for aprovada a medida, as empresas poderão financiar pelo FDA, energia para consumo próprio do empreendimento, sendo permitida a venda do excedente de até 50% da capacidade instalada. Entre as atividades consideradas prioritárias para a região, também será incluído, no Turismo, o financiamento de hotéis. A reunião do Condel acontecerá às 15 horas, no auditório da Sudam, em Belém.
Além da reunião do Condel, o ministro Fernando Bezerra Coelho, inaugura o Centro e o portal de Monitoramento hidroclimatológico da Amazônia, coordenado pela Sudam. O Centro, uma parceria entre a Sudam e a UFPA, é responsável pela análise e prevenção de desastres ocasionados por secas e enchentes, nos municípios da área das bacias Araguaia-Tocantins, Xingu e Tapajós, no sudeste e oeste do Pará.
mas, nem tudo serão flores na reunião. Fernando Bezerra deverá ser cobrado sobre o compromisso assumido pelo governo federal, na 10ª reunião do Condel, no início do ano, segundo o qual projetos no setor energético seriam financiados pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) em condições similares aos financiamentos da União. Até agora, quem foi atrás desses recursos não ficou nada satisfeito. A ideia era liberar o orçamento da Sudam, formado basicamente pelo FDA, para o fortalecimento das pequenas e médias empresas, segmento que gera mais empregos e renda no Brasil.
Nenhum comentário:
Postar um comentário