15 de novembro de 2012

Agência norte-americana de financiamento de exportações visita Goiás

A convite de Marconi Perillo, uma delegação do Ex-Im Bank - agência governamental norte-americana que facilita e financia a exportação de bens e serviços dos EUA para os mercados internacionais - visita Goiás desde terça-feira (13) até hoje (15). Com mais de 77 anos de experiência, o Ex-Im Bank já apoiou um volume de mais de US$ 456 bilhões em exportações dos EUA em todo o mundo, principalmente para mercados em desenvolvimento.
De acordo com o secretário-executivo do Promogoiás - órgão responsável pela promoção e divulgação das potencialidades do Estado para os mercados internacionais, bem como para atração de investimentos estrangeiros - Leantho Limiro Gonçalvez, a missão tem o objetivo de descobrir potenciais fontes de financiamento internacional para programas inclusos no Plano de Ação Integrada de Desenvolvimento (PAI), especialmente nas áreas que o Ex-Im Bank já atua no Brasil (infraestrutura, industrialização, modernização da administração pública e mineração)."Essa visita do Ex-Im Bank à Goiás é um retorno da missão comercial que nós fizemos àquele País, em setembro deste ano, e tem como objetivo conhecer os projetos do Estado, que integram o PAI, na área de infraestrutura, logística, saneamento e tecnologia. Entre eles; o Aeroporto de Cargas de Anápolis, a Plataforma Multimodal e o Parque Tecnológico, entre outros projetos", informa Leantho.
De acordo com a adido comercial da embaixada norte-americana no Brasil que acompanha a comitiva, Yamilee Bastien, vários projetos de desenvolvimento encampados pelo Governo do Estado interessam ao Ex-Im Bank. "Já estivemos em Recife, Rio de Janeiro, São Paulo e Brasília, mas esta é a primeira vez que visitamos Goiânia. Sabemos que Goiás é hoje um dos estados que mais cresce no Brasil e queremos trabalhar na construção de parcerias e apoios a alguns dos projetos que o governo tem desenvolvido", diz.
Segundo a diretora regional do Ex-Im Bank na região das Américas, Xiomara Creque-Bromberg, a visita vai propiciar um melhor conhecimento das potencialidades do Estado de Goiás. "Nós recebemos a visita, em setembro, do governador do Estado e ficamos muito impressionados com o cenário que foi apresentado. Estamos aqui então para conhecer os projetos e avaliar como podemos apoiar", finaliza.

Nenhum comentário:

Postar um comentário