A comissão organizadora da “3ª Gincana Ecológica do Poder Judiciário – A Solidariedade como Base da Sustentabilidade”, distribuiu, em reunião no último dia 11 de junho, tarefas solidárias para serem cumpridas pelas cinco equipes participantes. O evento é promovido pelo Tribunal de Justiça do Estado do Pará e até o próximo dia 22, as equipes devem conseguir doadores de sangue, para contribuir com o Banco de Sangue do Hemopa, e arrecadar cabelos humanos para doação às vítimas de escalpelamento. Ganham pontos as equipes que apresentarem o maior número de doadores de sangue e a maior quantidade de cabelo. A Comissão tem à frente a desembargadora presidente do TJPA, Raimunda Gomes Noronha, estando a vice-presidente, desembargadora Eliana Abufaiad na Coordenação Geral, e a desembargadora Maria Rita Xavier na Coordenadora de Arrecadação das Doações e Distribuição.Também foram distribuídas outras tarefas culturais, que deverão ser cumpridas no dia da confraternização geral dos participantes da Gincana, 22 de junho, como representação de peça teatral tendo como tema uma das lendas amazônicas, podendo atuar apenas servidores e magistrados; preparar um prato típico da culinária paraense; e obter doações de livros jurídicos a serem destinados para a Biblioteca do TJPA, sendo que esta última tarefa poderá ser cumprida até o dia 22.
O objetivo da gincana é promover ações de integração, relacionamento e solidariedade no TJPA, incentivando a cooperação e a prática de ações sociais; além de desenvolver programas educativos dos projetos constantes da Agenda TJPA Socioambiental. Poderão participar das atividades, magistrados, servidores (ativos e inativos), além de terceirizados que atuem nas unidades do Poder Judiciário.
A tarefa solidária de arrecadação de alimentos não perecíveis, materiais de higiene pessoal, toalhas, lençóis, fraldas descartáveis infantis e geriátricas, roupas, calçados, dentre muitos outros, começaram a ser arrecadados pelas equipes concorrentes no dia 4 de junho, quando a terceira edição da Gincana foi lançada oficialmente pelo TJPA.
As gincanas do Poder Judiciário acontecem desde 2010. No ano passado foram incluídas tarefas de responsabilidade ambiental, que resultou, entre outras ações, na arrecadação de 14 toneladas de papel para reciclagem e de kits de limpeza e higiene que foram doadas a várias entidades sociais.
Os participantes estão divididos em cinco equipes: Equipe Vermelha (Edifício Sede); Equipe Amarela (Fórum Criminal /Secretaria de Gestão de Pessoas, incluindo Serviço Médico e Odontológico); Equipe Verde (Fórum Cível, Informática - lotados no prédio do Fórum Cível, Departamento de Documentação e Informação, Arquivo Público e almoxarifado da Cidade Velha); Equipe Azul (Juizados Especiais, Escola da Magistratura, Varas da Infância e Juventude, Casa de Justiça e Cidadania, Ouvidoria Agrária e CEIJ); e Equipe Laranja (Fóruns e Juizados Especiais de Icoaraci e Mosqueiro, Comarcas de Ananindeua, Benevides, Marituba, Santa Izabel do Pará e Justiça Militar, podendo entrar outras Comarcas).
Todos os detalhes da gincana estão disponíveis no site do TJPA: http://www.tjpa.jus.br/aconteceNoTJ/2012/Gincana_2012_atualizado_em_04_05_2012.pdf.
Nenhum comentário:
Postar um comentário