25 de abril de 2012

Polícia cumpre mandados em Goiás, DF e São Paulo atrás de mais provas contra esquema de Cachoeira (Atualizada)

A Polícia Civil do Distrito Federal cumpre desde a madrugada desta quarta-feira (25) mandados de prisão preventiva e de busca e apreensão relacionados à Operação Monte Carlo, da Polícia Federal, que prendeu o bicheiro Carlinhos Cachoeira por exploração de jogo ilegal.
A ação, feita em parceria entre Polícia Civil e Ministério Público do DF (MPDFT), é denominada Operação Saint-Michel. Os mandados são cumpridos nas cidades de Brasília, São Paulo, Anápolis e Goiânia.
Gravações telefônicas feitas pela PF durante a Operação Monte Carlo revelaram o envolvimento de parlamentares, políticos e empresários com o grupo de Cachoeira. Uma Comissão Parlamentar de Inquérito mista de deputados e senadores foi aberta no Congresso Nacional para investigar o tema.
Conforme o Ministério Público do DF, os "fatos criminosos" investigados na Operação Saint-Michel foram encaminhados pelo Ministério Público Federal "em razão de os crimes investigados serem da competência local". Os mandados foram concedidos pela 5ª Vara Criminal de Brasília.
Atualização:
Já são nove os elementos presos na Operação Saint Michel. Entre eles está o vereador Wesley Clayton da Silva (PMDB), de Anápolis (GO). O ex-diretor da Delta Construções no Centro-Oeste Cláudio Abreu também foi preso. Ele perdeu o cargo depois do escândalo da Operação Monte Carlo.
O Ministério Público do DF, por meio do Núcleo de Combate às Organizações Criminosas (NCOC), em conjunto com a Polícia Civil do DF, cumpre mandados de busca e apreensão e prisão deferidos pelo juiz da 5a Vara Criminal de Brasília.
As medidas foram cumpridas em Brasília, Anápolis e Goiânia, com o apoio do Ministério Público do Estado de Goiás e de São Paulo.
Os fatos investigados têm origem na Operação Monte Carlo que prendeu Carlinhos Cachoeira e o araponga Idalberto Matias, conhecido como Dadá.
Há um servidor do Governo do Distrito Federal entre os presos na Operação Saint Michel. O nome dele é Valdir Reis.

Nenhum comentário:

Postar um comentário