24 de abril de 2012

Enquanto isso, Eletrobras descarta assumir controle da Celpa (leia primeiro o post abaixo)

O presidente da Eletrobras, José da Costa Carvalho Neto, disse nesta terça-feira (24) que a empresa pode participar de uma “solução” para a crise financeira da Celpa, distribuidora de energia no Pará. Ele afirmou, porém, que não há chances de a Eletrobras assumir o controle acionário da concessionária.
“Está afastada qualquer possibilidade de a Eletrobras aportar todo o montante de recursos que é necessário para a adequação econômico-financeira da empresa [Celpa]”, disse Neto, após reunião no Ministério de Minas e Energia, em Brasília.
“Não vamos ser um protagonista, mas ao mesmo tempo temos uma participação no capital [da Celpa]. Podemos fazer parte de uma solução em que a gente ajude”, completou ele. A Eletrobras possui cerca de 34% das ações da distribuidora paraense.
Para o presidente da Eletrobras, o ideal seria que a solução para a Celpa fosse “feita pelo próprio mercado.” Em fevereiro, a concessionária entrou com pedido de recuperação judicial. Até o início de maio, sua direção precisa entregar à Justiça a proposta de recuperação. A dívida da Celpa é de cerca de R$ 3 bilhões e ela corre risco de ter a concessão cassada pela Agência Nacional de Energia Elétrica.
“Se até tiver uma solução em que nós não investimos nada, não participamos de nada, mas verifique que a nossa participação [acionária na Celpa] vai ser valorizada e, ao mesmo tempo, que os recursos financeiros que nós emprestamos vão ser quitados, nós até preferimos”, disse o presidente da Eletrobras.
“Mas às vezes, para fazer essa composição, é necessário algum aporte nosso. Então nós podemos ajudar e fazer parte dessa solução”, completou ele.

Nenhum comentário:

Postar um comentário