Neste momento em Xinguara, ato público promovido pelo PT reúne altos dirigentes da legenda e de partidos aliados.
A ex-governadora Ana Júlia Carepa e o deputado federal Claudio Puty participam da reunião que conta com a presença de pelo menos dois pré-candidatos à prefeitura da cidade.
Além de Doutor Itamar (PDT), Valdir (PT) já discursaram.
Coube ao prefeito Davi Passos as mais duras críticas ao governo do tucano Simão Jatene. "Jatene governa de costas para o Sul do Pará", disse Davi.
A questão do abandono da região pelo governador tucano deverá dar o tom da campanha em toda a região de Carajás.
O PSDB, partido do governador, está em frangalhos na maior parte dos municípios da região do Carajás.
Em cidades importantes como Parauapebas e Marabá sequer terá candidato e e a legenda está com problemas sérios para formar as chapas de vereadores.
Por outro lado, Jatene vem investindo em candidaturas de outras legendas. PTB e PSD devem ser as siglas escolhidas para promover os "candidatos de Jatene".
Mas, essas candidaturas não deverão ter vida fácil.
O sentimento da maioria das lideranças políticas é que não compensa aproximar-se muito de Jatene, pelo menos até que as primeiras pesquisas sejam divulgadas em cada município. A percepção geral é que políticos que se "esconderam" durante o Plebiscito de dezembro último serão vistos com desconfiança pelo eleitor.
Além disso, a falta de ações concretas por parte do governo de Jatene no sentido de atender as demandas dos municípios carajaenses tem sido interpretado por muitos como uma política de retaliação por conta da tentativa de criar Carajás e Tapajós. Como Jatene não fez nada, seus candidatos terão que viver de promessas. Convenhamos, é pouco para convencer um eleitor cada vez mais desconfiado.
Para completar, partidos claramente oposicionistas a Jatene como o PT e o PDT devem apresentar crescimento. O PDT, por exemplo, diz querer apresentar candidatos ou integrar chapas majoritárias em mais da metade dos municípios do Carajás. Até mesmo em Rondon do Pará, administrado pela tucana Cristina Malcher, o PDT de Giovanni pode ter candidato.
O PT, além de disputar Xinguara e Parauapebas, duas das mais importantes cidades de Carajás com grandes chances de vitória justamente em cima de candidatos de Jatene, ainda apresentará candidatos na maioria das cidades da região.
Atos "ecumênicos" como o de hoje, em Xinguara, devem virar rotina nos próximos dias e seguir assim até junho, quando as convenções partidárias definirão os "casamentos" rumo às eleições. (Com fotos via perfil de Claudio Puty, no Twitter)
Nenhum comentário:
Postar um comentário