22 de janeiro de 2012

Sergio Gabrielli deixa presidência da Petrobras. Graça Foster deve assumir em fevereiro


José Sergio Gabrielli vai deixar o cargo de presidente da Petrobras e será substituído pela diretora de Gás e Energia, Maria das Graças Foster, informou a Globo News na noite deste sábado.
A troca no comando da empresa será realizada em fevereiro, de acordo com a emissora.
Primeira mulher a se tornar diretora executiva na história da Petrobras, a engenheira química Maria das Graças Foster, mineira da cidade de Caratinga, de 57 anos e casada pela terceira vez, mãe de dois filhos e uma neta, é Diretora da Área de Negócios de Gás e Energia da Petrobras desde 2007.
É funcionária de carreira da Petrobras onde trabalha há 32 anos. Entrou como estagiária, assumiu seu primeiro cargo de chefia, como gerente, em 1995, e chegou à diretoria em 2007. Por ser mulher Graça é uma exceção. Nada menos que 85% dos cargos de gerência e diretoria na Petrobras são ocupados por homens, em sua grande maioria engenheiros.
Graça Foster é considerada um "clone" de Dilma e é amiga e fiel escudeira da presidente. Filiada ao PT, participou ativamente da campanha presidencial e foi cotada para cargos graduados como o de Ministro-Chefe da Casa Civil de Dilma.  Assim como a presidente, a diretora da Petrobras tem fama de agressiva no trato com sua equipe.
Detalhista, rigorosa, exigente, obcecada por prazos e metas, não se contenta com o relato de seus gerentes sobre o andamento dos projetos. Costuma ir, pessoalmente, vistoriar as obras e exigir dos responsáveis explicações, quando há sinal de problema ou atraso.
A assessoria de imprensa da empresa não comentou a notícia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário