2 de janeiro de 2012

Confirmada a Feira Internacional de Turismo da Amazônia para junho, em Belém


Este ano teremos uma ótima oportunidade de passar do discurso à prática quando o assunto é fomentar o turismo na região de Carajás. É que a Feira Internacional de Turismo da Amazônia (Fita) está confirmada para acontecer de 21 a 24 de junho de 2012, em Belém, reunindo grande parte dos maiores operadores do setor no Brasil. Será a chance de incluir as cidades de Carajás nos roteiros nacionais. Mesmo com notórias deficiências no que diz respeito à transporte e hotelaria, por exemplo, a região oferece um enorme potencial principalmente para o turismo ecológico e o turismo de aventura. É bom que nossos prefeitos estejam atentos a este evento e divulguem as belezas dessas barrancas.
A Agência Pará informa que o Hangar – Centro de Convenções e Feiras da Amazônia - será palco da sexta edição da feira, considerada o maior e mais importante evento promocional e de comercialização de produtos dos países amazônicos, configurando-se como a grande oportunidade para que o trade mundial possa conhecer a oferta de produtos e serviços turísticos da região amazônica.
A Trend Operadora, que organiza o Festival de Turismo de Gramado, já demonstrou interesse em participar da Fita, que pode ser uma boa vitrine de produtos turísticos da Amazônia para os mercados nacional e internacional. A Paratur, órgão do governo do estado responsável pelo evento, pretende ofertar ainda o Prêmio de Jornalismo em Turismo“Comendador Marques do Reis”, ferramenta de fortalecimento da divulgação do turismo paraense.A Fita foi criada em 2002 pela Paratur com o intuito de ampliar, promover e comercializar, de forma integrada, os diferentes segmentos da atividade turística dos países amazônicos e de outros mercados emissores mundiais. As edições acontecem de dois em dois anos e todos os países amazônicos são representados institucionalmente e através da iniciativa privada. A feira é voltada para operadores e agentes de viagens, representantes de empresas de transporte, hoteleiros, órgãos oficiais de turismo, imprensa especializada, profissionais do setor, professores e estudantes, entre outros. Ele explica que a estrutura da Fita inclui a Feira de Produtos Turísticos, Espaços Temáticos, Programação Técnico-Científica, Bolsa de Negócios e Apresentações Culturais.
Um diferencial na Fita são as missões promocionais, a exemplo da realização de “famturs” e “press-trips”, que apóiam viagens ao Pará de familiarização de operadores e jornalistas, respectivamente. A Paratur espera reunir o maior número de profissionais, disseminando e compartilhando experiências, informações e tecnologias a serviço do turismo, como fator para geração de trabalho e renda.
Entre os participantes já confirmados estão os organizadores do Festival de Turismo de Gramado (Festuris). A confirmação veio dos próprios diretores da empresa, Marta e Marcus Vinicius Rossi e Eduardo Zorzanello, que ao longo dos quatro dias da 23ª edição do Festuris, que aconteceu de 17 a 20 de novembro no Rio Grande do Sul, não pouparam elogios ao Pará, alvo de muitas reverências e reconhecimentos como um dos destinos turísticos mais desejados do Brasil e do mundo. Aproximadamente 1500 agentes de viagens das regiões Norte, Nordeste e Sudeste do país estarão presentes na Fita 2012. O destaque é para os agentes que apresentarão pacotes turísticos para a Copa de 2014.
Desde sua primeira versão, em 2002, a Fita vem apresentando a oferta de produtos turísticos da região como um bloco único aos mercados turísticos, e consolidando a atividade como uma alternativa viável ao desenvolvimento econômico e social, por meio da atração de novos investidores à região. Além disso, a integração fortalece uma maior demanda de turistas (nacional e internacional) em visita ao singular e rico ecossistema existente, para conhecer a diversidade histórica e cultural da Amazônia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário