10 de novembro de 2011

Emenda que cria campus em Parauapebas aprovada em Comissão da Cãmara


A Comissão de Trabalho, Administração e Serviço Público da Câmara dos Deputados aprovou por unanimidade, na manhã desta quarta-feira (09/11) o Projeto de Lei 2206/11, que cria a Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (Unifesspa), com parte da estrutura atual da Universidade Federal do Pará (UFPA). O deputado tucano Wandenkolk Gonçalves (acima na foto) – um dos autores da proposta de emenda que acrescenta o campus de Parauapebas ao projeto –  era o único deputado federal paraense presente na sessão e mobilizou os demais parlamentares para votarem a proposta.
Pela proposta enviada pelo governo federal, a sede da Unifesspa será no município de Marabá. A nova universidade contará com os campi já existentes da UFPA em Marabá, além de outros quatro campi a serem criados em Rondon do Pará, Santana do Araguaia, São Félix do Xingu e Xinguara. Wandenkolk e outros deputados incluíram o campus em Parauapebas, mas sem retirar nenhum outro campus já previsto no projeto: “A emenda que apresentei apenas inclui um campus para Parauapebas. Todos os demais campi previstos estão mantidos”, explicou o deputado.
Com a presença de um grupo de estudantes de Parauapebas, o projeto foi intensamente debatido na Comissão e finalmente aprovado por treze deputados, já que a matéria exigia quorum qualificado.
Durante a manhã, Wandenkolk telefonou para vários deputados, pedindo apoio para o projeto. Quando a matéria entrou em avaliação, ele era o único deputado paraense presente e obteve a permissão para defender sua emenda, mesmo não sendo membro titular da Comissão de Trabalho. “O presidente, deputado Sílvio Costa (PTB-PE), me permitiu explicar aos deputados da Comissão por que razão Parauapebas deveria ter, também um campus da Universidade”, explicou Wandenkolk.
A proposta de criação da Unifesspa tem prioridade e será analisada conclusivamente pelas comissões de Educação e Cultura; de Finanças e Tributação; e de Constituição e Justiça e de Cidadania. Se for aprovada em todas as comissões, não precisará ir a plenário e a Unifesspa estará criada, contando também com o campus de Parauapebas.
“Vencemos essa etapa, mas a luta continua. Agora o projeto vai para as outras comissões. Outras batalhas virão e nosso sinal de alerta continuará ligado. Não podemos nos dispersar. Temos que continuar unidos e determinados para que a Unifesspa seja aprovada e com o campus de Parauapebas!”, disse o deputado.
(Com informações do CT Online e Assessoria Parlamentar)

Nenhum comentário:

Postar um comentário