20 de agosto de 2011

As Resoluções do TSE sobre o plebiscito...

O TSE aprovou, na sessão de ontem (18) as resoluções que regulamentarão o plebiscito para criação dos estados do Carajás e do Tapajós.
Arnaldo Versiani, ministro-relator das resoluções, acolheu algumas das sugestões apresentadas por lideranças ligadas às frentes pró e contra a criação dos estados e rejeitou outras.
Dia e horário estão confirmados. O plebiscito será no dia 11 de dezembro e as seções eleiorais funcionarão das 8 às 17 horas. A participação é obrigatória e quem não comparecer terá 60 dias para justificar a ausência.
O resultado será encaminhado, então, ao Congresso Nacional, que dará a palavra final sobre a criação dos novos estados.
O limite de gastos foi estabelecido em 10 milhões de reais. Segundo Versiani, tomou-se como parâmetro os gastos referentes às eleições para governador do Estado que tem ficado entre 5 e 8 milhões de reais.
As inserções comerciais durante a campanha poderão ser veiculados de 7h a 1h da manhã do dia seguinte.
Haverá rodízio entre as frentes pró e contra a criação dos estados. Assim um dia será utilizado pelas frentes pró e contra Carajás e no outro dia será a vez das frentes pró e contra a criação do Tapajós e assim sucessivamente, durante todo o período de propaganda gratuita que irá de 11 de novembro a 7 de dezembro.
A propaganda será diária, exceto aos domingos e às quintas (reservadas para as propagandas político-partidárias).
Qualquer eleitor cadastrado com domicílio eleitoral no Estado do Pará poderá integrar uma das frentes.
Somente poderá presidir a frente parlamentar em pleno exercício do mandato.
Poderão votar todos os eleitores cadastrados com domicílio no Estado do Pará, independente da região em que residam. Esses são os fatos.




Nenhum comentário:

Postar um comentário