21 de março de 2019

ATUAÇÃO PARLAMENTAR: Vereador Rafael Ribeiro comemora início da implantação do Cursinho Popular da Juventude



Uma boa ideia, testada com sucesso em outros municípios, começará a ser desenvolvida em Parauapebas. Trata-se da implantação do Cursinho Popular da Juventude, destinado a preparar alunos da rede pública de ensino para o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), avaliação que garante acesso ao Ensino Superior. Responsável por destinar os recursos para a implantação do curso, o vereador Rafael Ribeiro (MDB), comemorou a decisão tomada pelo prefeito Darci Lermen.



"A Educação é a força transformadora da sociedade. Garantir acesso aos jovens, egressos do ensino médio na rede pública, às universidades, é algo de valor inestimável e só posso parabenizar o prefeito Darci e a Coordenadoria Municipal de Juventude pela iniciativa de transformar em realidade a emenda que apresentei ao Orçamento de Parauapebas", disse Rafael Ribeiro em contato com o site.

De fato, a implantação de cursos populares preparatórios ao ENEM é uma das melhores inciativas entre aquelas que podem garantir chances minimamente pareadas entre os alunos das escolas particulares e aqueles que cursam o ensino médio nas escolas públicas. Essa ajuda é ainda mais sentida quando estão em disputa as vagas nas instituições federais, as mais procuradas pelos futuros universitários.

Rafael Ribeiro, em 5 de junho de 2018, já havia apresentado na Câmara Municipal uma Indicação, espécie de sugestão que os vereadores podem fazer ao prefeito, no sentido de instalar, em Parauapebas, o cursinho popular gratuito. A Indicação foi fruto de uma ampla discussão feita pelo vereador com diversos segmentos da juventude e da educação em Parauapebas.

"Logo no início do mandato, detectamos a necessidade de um curso dessa natureza. Passamos a dialogar com diversos segmentos, alunos, professores, pais de alunos, etc, no sentido de encontrar uma forma de reduzir a desigualdade entre os alunos das redes pública e particular, dando melhores chances para os alunos da rede pública. O cursinho foi a ideia mais citada e não hesitei em apresentar a Indicação", lembra Rafael Ribeiro. 

Em dezembro do ano passado, durante a discussão e aprovação da Lei Orçamentária anual (LOA), Rafael retomou a ideia e apresentou a Emenda Modificativa 228/2018, que destinou recursos suficientes para atender às despesas com implantação e funcionamento do Cursinho Popular da Juventude, a ser estruturado pela Coordenadoria Municipal da Juventude.

"A forma mais justa e correta de investir dinheiro público é na formação e qualificação de nossos jovens. Muito se fala sobre a importância da juventude e da educação, mas esse discurso tem que se transformar em prática, tem que se transformar em programas e projetos que realmente ajudem o jovem na sua luta por melhores condições de vida", diz Rafael Ribeiro. 

Na sexta-feira passada, dia 15, em um evento na CMJ, o representante do prefeito Darci, anunciou que a ideia está se transformando em realidade. "Estamos trabalhando na implantação do cursinho popular, para que o jovem que vem da escola pública possa ter condições de conquistar vagas na universidade em ampla concorrência", afirmou Girlan Pereira, coordenador do Trabalho, Emprego e Renda do município.

Perguntado sobre qual a expectativa sobre os resultados que serão alcançados, Rafael Ribeiro se mostrou otimista. "Fico muito feliz mesmo por ter contribuído para que este cursinho seja instalado. Tenho certeza que os resultados aparecerão rapidamente. Confio demais na capacidade dos nossos jovens. Eles só precisam de um apoio e isso nós estamos oferecendo, cumprindo nosso papel", concluiu.  


Nenhum comentário:

Postar um comentário