2 de fevereiro de 2019

Helder Barbalho inaugura nova delegacia em Jacundá e comemora redução da violência no Pará



Na manhã deste sábado (2), o governador Helder Barbalho esteve em Jacundá (na imagem acima, cortesia do site Ximozão Online), para inaugurar a nova Delegacia Seccional da cidade. Além de Helder, estiveram presentes o vice-governador Lúcio Vale, o delegado geral, Alberto Teixeira, e o secretário de Segurança Pública, Ualame Machado.

Helder aproveitou a ocasião para fazer um balanço dos primeiros dias de governo na área da segurança e mostrou que, em janeiro, o número de homicídios teve redução de 31% no Pará, na comparação com o mesmo mês de 2018.



Além disso, houve redução em 32% de casos de roubos em geral e 50% no registro de lesão corporal seguida de morte, sempre levando em comparação com janeiro de 2018.

Quando comparado com os meses de janeiro nos últimos dez anos, a Região Metropolitana de Belém (RMB) registrou o menor índice de mortes, com 76 homicídios.



Na prática, comparando o mês de janeiro do ano passado e deste ano, no Pará houve 118 homicídios a menos. Em 2018 foram 382 casos e, neste ano, 264. Somente na RMB foram registrados, em 2018, 126 casos; enquanto em 2019 foram 76, o que representa uma redução de 40%.

Em relação ao crime de latrocínio, os casos registrados caíram de 16 para 14 – menos 13%. O número de roubos caiu de 10.777 para 7.354, nos anos de 2018 e 2019, respectivamente, levando a uma redução de 3.354 roubos a menos, o que significa uma diminuição de 32% desse índice.

Em Jacundá, Helder repetiu o que vem falando desde a divulgação dos números. “Fazer com que o mês de janeiro seja o menos violento dos últimos dez anos seguramente é uma demonstração de que nós estamos no caminho certo. Não podemos jamais comemorar o momento em que 264 pessoas perderam suas vidas e que são vítimas da violência. Porém, nós continuaremos trabalhando para promover a paz, garantir a pacificação, e com o afinco e o trabalho sério das Polícias Militar e Civil, e a colaboração da sociedade, nós conseguiremos vencer essa luta contra a criminalidade no Pará”, disse o governador.



Helder comemorou a reforma completa da delegacia de Jacundá, tanto na estrutura física quanto nos equipamentos e mobília. (Veja o vídeo ao final deste artigo)

O novo prédio dispõe de estacionamento, salas de delegados e investigadores e para registro de ocorrências; além de copa, alojamento e carceragem. Além disso, foi instalado um posto para emissão de carteiras de identidade, ao lado da Delegacia.

A reforma foi necessária diante da situação precária em que se encontrava o antigo prédio da polícia no município. Além de atender aos mais de 58 mil moradores de Jacundá, o local também serve para atendimento de cidades próximas.

A obra, realizada com recursos do Fundo de Investimento em Segurança Pública (FISP), custou R$ 987.633,15.


Nenhum comentário:

Postar um comentário