O prefeito de Parauapebas, Darci Lermen, reuniu a imprensa, nesta sexta-feira (21), para mostrar o que já foi feito, falar sobre o que será feito e informar sobre as mudanças no secretariado. A coletiva começou pouco depois das 10 da manhã e se prolongou até 15 horas e durante essas quase cinco horas, muito se falou sobre as realizações da atual gestão e sobre o que virá em 2019, mas a aguardada "dança das cadeiras" ficou para depois do Natal.
Na próxima sexta-feira (28), provavelmente em outra coletiva, Darci deverá anunciar as mudanças no secretariado, consideras estratégicas para tocar o governo pelos próximos meses. Até onde se vê, o prefeito estuda o melhor jeito de agasalhar antigos e novos apoiadores, já mirando a disputa de 2020.
Algumas alterações já estão certas. Na Cultura, o ex-vereador José Alves vem dando mostras que pode seguir como titular da pasta. Na Habitação, dias atrás, João Fontana chegou a ser anunciado como substituto do atual secretário, mas houve logo um desmentido. Agora, com a exoneração de Christian Miranda, é certo que outro nome ocupará a pasta.
Outros órgãos poderão ter novos comandantes em 2019. Segurança Institucional, Desenvolvimento, Ciência e Tecnologia e Procuradoria, por exemplo, podem ser peças mexidas no tabuleiro de Darci, seja através de fusão, extinção ou troca de comando.
Darci negou que esteja fazendo suspense em relação a quem sai e quem entra no governo. Justificou o adiamento do anúncio dos novos secretários em função de não ter conversado com alguns daqueles que sairão ou serão remanejados dos órgãos que dirigem. "Não gosto de gerar pânico", disse Darci. Segundo o prefeito, "entre 28 de dezembro e 6 de janeiro haverá tempo para uma transição tranquila".
Reforma Administrativa
Há tempos vem sendo gestada a reforma administrativa e é possível que nos próximos dias seja apresentado algum detalhamento sobre este novo organograma da Prefeitura. Isso, segundo os técnicos da Secretaria de Administração, não implicaria necessariamente em extinção ou fusão de secretarias. A ideia é evitar o chamado "sombreamento", quando duas ou mais secretarias oferecem o mesmo serviço. A Semad garante que vem analisando cada um dos departamentos de todas as secretarias e que a reforma administrativa proposta tem por objetivo otimizar o funcionamento da máquina.
Durante a coletiva, Darci chegou a frisar que, apesar de entender que é preciso reduzir os custos da máquina, não tem como "obsessão" o corte de secretarias. O importante para o prefeito é que o órgão - secretaria, coordenadoria, departamento, etc - cumpra sua função. Ele afirmou ainda que "se fosse possível", criaria a Secretaria de Turismo, diante dos bons resultados que a coordenadoria de Turismo vem alcançando.
Debate Com A Comunidade
Durante a coletiva, alguns populares queriam questionar o prefeito e o secretariado. A assessoria ponderou que aquela era uma coletiva à imprensa e, portanto, só daria a palavra aos veículos de comunicação.
Para contornar a situação, Darci propôs uma rodada de debates sobre os principais temas da cidade entre o representantes do governo e aqueles cidadãos que quiserem. O primeiro encontro será nos dias 24 e 25 de janeiro, no Centro Cultural de Parauapebas, a partir das 19 horas e as inscrições estarão abertas entre os dias 8 e 10 de janeiro, no Palácio dos Ventos, sede da Prefeitura.
Nenhum comentário:
Postar um comentário