27 de novembro de 2018
Eleição para OAB-Marabá tem pedidos de impugnação e definição sobre concorrentes só aconteceu hoje. Mas, há também boas ideias em discussão
Promete ser quente a disputa pela direção da Sub-Seção da Ordem dos Advogados do Brasil, em Marabá que acontece nesta quarta-feira (28), das 9 as 17 horas. Como de praxe, duas chapas disputarão o voto dos advogados de Marabá e região. Uma é a Avante, apoiada pelo atual presidente da Sub-seção Haroldo Gaia e que terá Ismael Gaia como candidato a presidente; de outro lado, se articula a Inova OAB Marabá, que apresenta Joziani Collinetti e Rodrigo Botelho como candidatos a presidente e vice-presidente, respectivamente. A Avante apoia Osvaldo Serrão para presidente da OAB-Pará, enquanto a Inova OAB Marabá alinha-se com Alberto Campos, atual presidente e candidato à reeleição.
A Avante errou ao inscrever um de seus membros de forma irregular, o que motivou impugnação por parte da chapa concorrente. Foi concedido prazo para substituição, mas a Avante novamente teria inscrito um membro com pendências. Por conta disso, outra impugnação foi apresentada e somente no final da tarde desta terça-feira (27), véspera da eleição, a Comissão Eleitoral reuniu-se e considerou a chapa Avante apta a concorrer.
Para Sacudir
A Inova OAB Marabá, ao reunir jovens advogados e outros mais experientes, pretende trazer a OAB-Marabá para mais perto da modernidade. Como disse ao blog um jovem advogado, "está na hora de sacudir e movimentar mais a OAB".
De fato, coisas triviais podem e devem ser feitas para facilitar o contato entre os advogados e sua entidade representativa e entre esses e o público em geral.
Em tempos de comunicação acelerada, causa muita estranheza que a OAB-Marabá não tenha sequer um site. A Inova OAB Marabá promete resolver isso, criando canais de comunicação mais rápidos e eficientes.
Por outro lado, as condições para a prática da advocacia não mudaram muito na última década em Marabá e região.
Na questão estrutural, Marabá oferece condições até razoáveis, mas basta sair um pouco e ir até São João e Itupiranga para ver que um ato simples como a conversa privativa entre advogado e cliente na delegacia é praticamente impossível, por absoluta falta de estrutura.
Em Defensa Das Prerrogativas
Quando se fala em preservação das prerrogativas dos advogados no exercício da profissão, aí é que a coisa fica tensa. São recorrentes os relatos de advogados que entendem ter seus direitos desrespeitados por delegados, juízes e até serventuários da Justiça, sem que providências rápidas e enérgicas sejam tomadas por parte da OAB.
Em uma região que a expressão "correr risco" se integra à prática da advocacia, não tranquiliza muito imaginar que a entidade de classe não é capaz de se mover rapidamente em defesa dos interesses do associado.
A proposta da Inova em articular com a Justiça Federal para adotar o sistema de videoconferência, por exemplo, é uma ideia que já passa da hora de ser posta em prática. Esse sistema possibilita a participação do advogado diante das Turmas que formam o TRF1, fazendo sustentação oral a um custo infinitamente mais baixo, evitando o deslocamento até Brasília ou a contratação de outro profissional para acompanhar o feito.
Por tudo isso, há uma saudável expectativa entre os advogados no sentido de que a Inova OAB Marabá consiga vencer uma disputa que se prenuncia acirrada. Mas, ainda que não alcance seu objetivo, já conseguiu no mínimo pautar assuntos que pareciam adormecidos entre os advogados de Marabá e Região.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário