2 de fevereiro de 2015

Empreiteira abandona obra e Prefeitura de Marabá atrasa obras de asfalto em 13 folhas da Nova Marabá

Uma equipe da Secretaria de Viações e Obras Públicas (Sevop) esteve na quinta-feira (29) na Folha 6, na Nova Marabá, para ouvir os moradores daquele bairro e adjacências. Eles demonstraram seu aborrecimento com a paralisação das obras de pavimentação em 13 "folhas" do núcleo, que aconteceu em novembro do ano passado.
Antônio de Pádua, secretário de Obras, ouviu a demanda dos moradores e tratou de se explicar. Segundo ele, a empresa Pavinorte, responsável pela execução da obra, desistiu do contrato porque não conseguiu arcar com as despesas e agora será preciso convocar a terceira colocada na licitação, uma vez que a segunda colocada também não tem mais interesse na execução da obra. Assim, o cronograma deve atrasar em mais de 30 dias.“A empresa que ganhou a licitação deu 37% de desconto, mas o empresário não conseguiu arcar com as despesas de funcionário, gasolina e maquinário”, explicou o secretário de Obras, complementando que a segunda colocada concedeu 25% de desconto, mas também não vai dar conta de tocar a obra e, por isso, vai ser chamada a terceira colocada no edital de licitação.“A empresa [Pavinorte] já notificou a prefeitura do cancelamento da obra”, confirmou o advogado Agenor Leal, assessor jurídico da Sevop. Ele informou ainda que o procurador do município Alexandre Lisboa dos Santos, concedeu parecer favorável para a terceira empresa colocada na licitação.
“Nós vamos publicar o cancelamento da obra, vamos chamar a terceira, porque a segunda não vai conseguir cumprir o contrato, formalizar a documentação para a empresa tocar a obra”, explicou o assessor jurídico.
A empresa que deve tocar as obras é da cidade de Palmas, no Estado do Tocantins. A previsão do secretário de Obras é de que, de 30 a 35 dias, seja dada nova Ordem de Serviço para a retomada das obras.
Também ficou acertado durante a reunião que na próxima semana, uma equipe da Sevop vai trabalhar no desentupimento de bueiros da Folha 6, para ver se é possível evitar os alagamentos que se intensificam neste período mais chuvoso do ano.
Sebastião Alves Pereira, presidente da Associação de Moradores da Folha 4, lembrou que a Folha 6 já existe há aproximadamente 30 anos e tem apenas uma rua asfaltada. Ele ainda tem esperança que o asfalto chegue na área. "Esse projeto de asfaltamento vai beneficiar centenas de famílias da área”, disse.
Segundo o  site da Prefeitura de Marabá, "somente na primeira fase do programa Xô Poaca, serão pavimentadas 377 ruas em todos os núcleos populacionais de Marabá. Só na Nova Marabá a empresa que assumir a obra vai dar continuidade às obras de pavimentação nas Folhas 5, 6, 9, 10, 11, 18, 19, 14, 25, 33, 29, 34 e 32". (Texto: Alessandra Gonçalves/ Foto: Helder Messiahs)

Nenhum comentário:

Postar um comentário