Em mais uma boa iniciativa, neste Carnaval a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) será representada na folia pelo Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA) e pela Divisão de Atenção à Zona Rural e Extra Muro. O primeiro tem como objetivo promover e reforçar a prevenção contra a contaminação pelo vírus da Aids, o HIV, com a distribuição de 25 mil preservativos masculinos. Já a Extra Muro trabalhará com duas equipes visando atendimentos emergenciais aos foliões, em caso de acidentes.
No período de 14 a 17 de fevereiro, o CTA terá equipes na Praça São Félix de Valois; dias 14 e 16, no Bairro Liberdade; 15 e 17, no Bairro São Félix; dia 16, no Novo Horizonte, acompanhando o Bloco “Gaiola das Loucas”; e, no dia 17, outra equipe acompanhará o Bloco Vai Quem Quer, na Nova Marabá.Sob o slogan “Aids, é preciso manter o foco na Prevenção!”, além da distribuição de preservativos e material educativo, o CTA também realizará testes rápidos para HIV e hepatites virais B e C.
As equipes da Extra Muro também estarão em diversos pontos da cidade, com maior presença na Marabá Pioneira (quatro noites); e Praça São Félix de Valois, onde se concentra a maior parte do carnaval marabaense. Duas noites na Praça Liberdade, núcleo Cidade Nova; uma noite no bairro Novo Horizonte e outra no Km 7.
Na Marabá Pioneira, a equipe terá apoio de uma unidade móvel de saúde (ônibus); as demais localidades serão servidas por ambulância. Nesses veículos será possível atendimento ambulatorial de emergência, incluindo a verificação de pressão arterial e aplicação de medicamentos. As duas equipes terão suporte de veículos menores para transporte de pacientes mais graves para o Hospital Municipal de Marabá. (Texto: João Batista da Silva/ Ascom PMM)
.jpg)
Nenhum comentário:
Postar um comentário