11 de fevereiro de 2015

Curtas Brasília - Helder ajuda UEPA, PMDB elege líder, rachachá na Câmara Federal, Reforma Política no Senado e outras. Veja aqui

Helder e Juarez - UEPA quer apoio do MPA para desenvolver pesquisas
Deu Picciani
O deputado Leonardo Picciani (RJ) é o novo líder do PMDB. Ele foi escolhido nesta manhã por 34 colegas de bancada, derrotando o concorrente Lucio Vieira Lima (BA), que obteve 33 votos.
O novo líder disse que seu compromisso é com a unidade do partido e a possibilidade de a legenda exercer um protagonismo maior no País. Sua linha de atuação será a de ouvir e respeitar a posição da bancada.
Picciani substitui, na liderança, o deputado Eduardo Cunha, que se tornou presidente da Câmara.
A reunião de eleição do novo líder foi presidida por Cunha.

Rachachá

O deputado federal Cabo Daciolo (PSOL-RJ), recebeu a informação que são diversos os casos de assessores parlamentares que "dividem" os bons salários com os parlamentares que os indicaram. Daciolo pretende mobilizar os "camaradas assessores" e já articula uma reunião da "categoria" para discutir o assunto assim que o Carnaval passar.

Reforma I

O presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), percebendo a fragilidade de Dilma e para não perder espaço na mídia para o presidente da Câmara, Eduardo Cunha, anunciou em plenário nesta terça-feira (10), que vai colocar em votação já na primeira semana de março temas relacionados à reforma política.

Reforma II

Segundo o presidente do Senado, dez propostas estão na Ordem do Dia da Casa. Os projetos tratam de assuntos como o fim das coligações partidárias nas eleições proporcionais, um novo modelo de financiamento de campanha, duração dos mandatos do Executivo, percentual de vagas reservadas às mulheres e desincompatibilização dos chefes de Executivo que tentam a reeleição. A ideia é que as matérias sejam votadas em sincronia com a Câmara dos Deputados para agilizar o processo legislativo.

O ministro vai ajudar

O ministro da Pesca, Helder Barbalho, recebeu o reitor da Universidade do Estado do Pará (UEPA), Professor Juarez Quaresma, na manhã desta terça-feira (10). Juarez quer que Helder articule com os outros ministérios, recursos para UEPA desenvolver projetos acadêmicos de pesquisa na área da aquicultura e pesca no Pará. A Universidade, atualmente, conta com o curso de Tecnologia Agroindustrial, com foco na área de Alimentos, no campus de Marabá e tem potencial para contribuir com estudos nos polos pesqueiros do Marajó, Vigia, Cametá e Santarém. Juarez saiu da reunião certo que o seu ministro vai ajudar.

Proteção à mulher

O Congresso Nacional vai ganhar uma comissão permanente para acompanhar os casos de violência contra a mulher. A criação do colegiado de deputados e senadores foi aprovada em 2014 e irá começar a funcionar no início de março. Entre os projetos em discussão está aquele apresentado pela senadora Gleisi Hoffman (PT), que torna crime de desobediência o descumprimento da medida protetiva de urgência.

Nenhum comentário:

Postar um comentário