Por iniciativa do juiz Alexandre Hiroshi Arakaki, titular da Comarca de Itupiranga, a Vila Cajazeiras distante cerca de 25 quilômetros da sede da comarca, recebeu o Projeto Justiça Itinerante.
Com cerca de 10 mil moradores a vila, pode, enfim, ter acesso ao atendimento pelo Poder Judiciário. A ação, que recebeu suporte da coordenadora dos Juizados Especiais, desembargadora Diracy Nunes Alves, com total apoio por parte da desembargadora Luzia Nadja Guimarães do Nascimento, presidente do Tribunal de Justiça do Pará.
A ação começou na sexta-feira (27) e encerrou no domingo (29). Já no primeiro dia o juiz Alexandre Arakaki realizou 25 audiências em processos que tramitam na Comarca de Itupiranga, cujas partes residem na Vila Cajazeiras, ministrou palestras e deu orientações gerais à comunidade sobre diversos temas.
Além de realizar audiências de conciliação entre credores e devedores, o trabalho do Juizado Móvel teve caráter educativo, prestando esclarecimentos sobre atribuições institucionais do Poder Judiciário, Ministério Público, Defensoria Pública, Advocacia, Polícia Militar e Polícia Civil. Segundo o juiz Arakaki, a iniciativa também tem o objetivo de “complementar a educação formal dos estudantes, com incentivo à pesquisa e ao estudo de matérias jurídicas, direcionando o futuro profissional dos envolvidos”. Além disso, serve para “amenizar críticas infundadas sobre o andamento de processos e para aproximar a população do fórum para que possam exigir eficiência com responsabilidade”, garante.Os recursos humanos do projeto são do próprio quadro de servidores da Comarca de Itupiranga, assim como todo o material de informática, de expediente e mobiliário. A unidade volante (ônibus) foi a mesma que esteve na Feira Agropecuária de Parauapebas, no início do mês de setembro, e que já tem atividades programadas na região sul e sudeste do Estado do Pará, em eventos em Canaã dos Carajás e outras Comarcas.
O trabalho da unidade móvel teve apoio do promotor de Justiça que atua na Comarca de Itupiranga, da Defensoria Pública, de advogados, das Polícias Civil e Militar, além de contar com a parceria da Prefeitura Municipal de Itupiranga. (Com informações e imagem da Coordenadoria de Imprensa do TJPA)
Nenhum comentário:
Postar um comentário