Aproxima-se o dia 12 de dezembro. Para todos que, ano passado, estiveram envolvidos na luta por Carajás e Tapajós será uma data emblemática. Quase um ano depois, pouca coisa mudou nas duas regiões. As estradas continuam intransitáveis, a saúde pública é mortal para os mais pobres, segurança pública e educação de qualidade são ficções institucionais. Enquanto isso, após um empréstimo bilionário, Simão Jatene, o governador tucano que comandou a campanha contra os dois estados, prepara-se para torrar o rico dinheirinho em Belém, tentando garantir sua perpetuação no poder estadual.
Mas, quando digo que pouco mudou estou longe de afirmar que NADA mudou.
A eleição de João Salame em Marabá, por exemplo, demonstra que existe espaço para uma forma diferente de fazer política e que o eleitorado de Carajás/Tapajós reage positivamente quando apresentado à candidaturas ligadas ao combate em favor dos novos estados, desde que apresentem boas propostas, capacidade de agregação e potencial de crescimento.
Com João em Marabá e tantos outros prefeitos eleitos em diversos municípios nas duas regiões existe a esperança que a luta pela criação dos dois estados, ao contrário do que vaticinavam os mais afoitos, crescerá em visibilidade e influência.
Além disso, é alentador perceber a permanente mobilização de integrantes da sociedade de Carajás e Tapajós de forma independente, sem vinculações partidárias, através de todos os meios de comunicação e de intervenção política.
Dou-lhes um exemplo. Em Itaituba, integrantes do grupo Carajás e Tapajós VIVOS!, maior e um dos mais influentes grupos de discussão no Facebook, há muito saíram do mundo virtual para ingressar na vida real. Reunidos anteontem discutiram as próximas ações em defesa de Carajás e Tapajós e decidiram promover um Ato Público no dia 11 de dezembro, batizado pelo grupo como Dia do SIM. No ato, os VIVOS de Itaituba colherão assinaturas para o Projeto de Lei de Iniciativa Popular (PLIP) que deverá ser apresentado ao Congresso Nacional.
Tomara que a disposição dos VIVOS de Itaituba contagie os milhares de carajaenses e tapajoaras em todas as cidades das duas regiões. Graças aos esforços de milhares de militantes, liderados por figuras como João Salame, Geivanni Queiroz, Asdrubal Bentes e Bernadete Ten Catten, colocamos de forma definitiva na agenda do Pará a necessidade de discutir o redesenho do estado. E cada manifestação, cada ato público, é uma oportunidade pra fazer nosso grito por autonomia ser ouvido.
Parabéns e boa-sorte aos VIVOS de Itaituba!
Nenhum comentário:
Postar um comentário