29 de novembro de 2012

Joelmir: inteligência e concisão à serviço da informação

Morreu Joelmir Betting, um daqueles raros casos de jornalista na qual a concisão alia-se ao conhecimento técnico e ao bom-humor parindo um texto informativo e ao mesmo tempo delicioso. Reproduzo abaixo a homenagem escrita por Miriam Leitão, outra jornalista maravilhosa que, tal e qual Joelmir, não cansa de revirar as vísceras da economia para oferecer a todos nós, meros mortais, informação descomplicada e de qualidade:
HOMENAGEM

Joelmir: inteligência, humor e síntese

Joelmir Betting dedicou sua vida ao jornalismo econômico, mas o fez de uma forma única. Ele libertou o jornalismo da sua forma hermética de escrever. Falava e escrevia claro, com pitadas de humor, jogo de palavras e com um incrível poder de síntese.
Desta forma, mais brasileiros puderam entender e acompanhar os problemas que se acumulavam nas portas das casas com as crises econômicas.
Ele foi o pioneiro em usar expressões populares, pegar emprestado ideias do futebol e, brincando, sair explicando o que parecia um bicho de sete-cabeças para todo mundo.
Até hoje a economia assusta, mas Joelmir fez o máximo esforço para tornar mais transparente o que muitas vezes era, deliberadamente, apresentado de forma a confundir.
Ele não tem seguidores porque seu estilo é único, mas os jornalistas da mesma área que vieram depois aprenderam que é obrigação nossa ser entendido e cada um procurou seu jeito de esclarecer.

Nenhum comentário:

Postar um comentário