16 de novembro de 2012

Comissão da Verdade faz audiência pública em Marabá

Neste sábado (20) e no domingo (21), acontece em Marabá, região do Carajás, no estado do Pará, audiência pública da Comissão Nacional da Verdade, destinada a investigar violações aos direitos humanos das populações indígenas e camponesas durante a ditadura militar.
O ex-procurador da República Cláudio Fonteles e a psicanalista Maria Rita Kehl, membros da comissão, participarão, neste sábado, de audiência pública para debater o tema. O encontro acontece na Câmara de Vereadores de Marabá. Já no domingo, eles ouvirão o depoimento de ex-soldados que atuaram na região do Araguaia durante o regime militar.
O Diário Oficial da União publicou nesta sexta-feira (16) a resolução que cria, no âmbito da Comissão Nacional da Verdade, um grupo de trabalho para apurar violações aos direitos humanos com motivações políticas de pessoas que lutavam pela terra e de povos indígenas no período da ditadura militar.
O objetivo do grupo será esclarecer a autoria e as circunstâncias em que se deram violações como torturas, mortes, desaparecimentos e ocultações de cadáveres. A investigação visa a tornar públicos os locais, os autores e as instituições envolvidas nesses crimes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário