A ORM, empresa que edita o jornal O Liberal divulgou ontem (26) a nota abaixo, referente à pesquisa atribuída ao instituto Vox Populi que foi amplamente divulgada nas redes sociais por partidários da candidatura de Edmilson Rodrigues (PSOL) que disputa, neste domingo (28) o segundo turno das eleições para prefeito de Belém contra Zenaldo Coutinho (PSDB).
A propósito de pesquisas falsas de intenções de voto para prefeito de Belém que vêm sendo divulgadas nas redes sociais atribuídas ao Vox Populi, a gerente de Negócios do instituto de pesquisas, Marlene Marzinetti, esclarece que "não existe resultado desta pesquisa, ainda, simplesmente porque o trabalho encontra-se em curso, razão por que, não há, de nossa parte, qualquer informação que possa dar origem a esses rumores". Ontem, uma capa falsa de O LIBERAL contendo uma suposta pesquisa de intenções de voto para prefeito circulava pela internet. O setor jurídico das Organizações Romulo Maiorana (ORM) já identificou os responsáveis pela fraude e está tomando as medidas judiciais cabíveis.O Vox Populi reitera que a responsabilidade do registro de pesquisa eleitoral para publicação é do próprio instituto, que deve obedecer ao disposto na lei. Esta, por sua vez, determina um prazo mínimo de cinco dias após a data do registro para que o trabalho seja publicável legalmente.
"Em vista de que tal prazo é relativamente longo, é praxe registrar com antecedência e então fazer o trabalho de campo. Qualquer pessoa pode verificar no registro desta pesquisa que a nossa coleta de dados aconteceu entre os dias 23 e 24 deste mês, e na data de hoje (ontem) estamos realizando os procedimentos de controle de qualidade e entrada de dados, de sorte a cumprirmos rigorosamente o prazo contratado de entrega dos resultados". A segunda pesquisa de intenções de voto contratada pela Delta Publicidade S/A (jornal O LIBERAL), junto ao Vox Populi, será publicada na edição deste domingo, 28.
Diz ainda que, a exemplo do que ocorreu no primeiro turno, "quando nosso desempenho técnico foi correto, continuamos a proceder de maneira a sempre prestar-lhes os melhores serviços em nossa área de excelência, dentro dos padrões legais e éticos que sempre adotamos".
Nenhum comentário:
Postar um comentário