26 de outubro de 2012

Diretoria reintegrada da Coomigasp visita Serra Pelada

Na manhã dessa quinta-feira (25), o presidente da Cooperativa de Mineração dos Garimpeiros de Serra Pelada, diretores e membros do Conselho Fiscal, estiveram na vila de Serra Pelada, em Curionópolis, apenas um dia após a diretoria ter Coomigasp ter sido reintegrada por determinação do Tribunal de Justiça do Estado do Pará.

Valder Falcão discursou em frente à sede antiga da Coomigasp para um pequeno grupo de associados e moradores da vila. Ele destacou a importância da decisão da Justiça, que permitiu que a diretoria reassumisse o comando da cooperativa; afirmou que o projeto da nova mina prosseguirá, agora respaldado pelo Poder Judiciário, e anunciou medidas na área social. “Vamos reformar o prédio da Coomigasp aqui em Serra Pelada, onde despacharei no mínimo duas vezes por semana e, com o apoio da parceira Colossus, vamos investir em ações sociais na vila. Em breve teremos um ambulatório estruturado e uma ambulância para socorrer as pessoas que precisarem de um atendimento de emergência e desenvolveremos outras ações sociais na vila”, afirmou o presidente da cooperativa, sob aplausos dos presentes.
O sub-Prefeito de Serra Pelada, Telmo Souza, disse que, “o prefeito de Curionópolis, Chamonzinho, colocou-se a disposição para dar todo o apoio à diretoria da Coomigasp para o desenvolvimento de ações sociais na vila”.
O clima entre os garimpeiros deve esquentar nos próximos dias. Existe a previsão de Assembleia Geral da categoria para o dia 18 de novembro e os ânimos entre a atual diretoria e os que integram a oposição, organizados pela Agasp, estarão bem mais que acirrados. As denúncias de truculência e corrupção são constantes entre os dois grupos e a Justiça nem sempre é o caminho escolhido para resolver as divergências.  Provavelmente, a polícia e a Justiça precisarão estar atentas pra impedir que a disputa político-sindical acabe degenerando mais uma vez em violência.

Nenhum comentário:

Postar um comentário