Primeiro as pesquisas:
Depois que o Ibope registrou mas não publicou os resultados apurados em sua última aferição, parece que a moda pegou. O Ibrape, instituto que vinha fazendo o acompanhamento para o Correio do Tocantins, jornal dos mais importantes em Marabá, também registrou pesquisa. Mas, Desta vez, é o próprio instituto quem paga a pesquisa. Estava prevista a divulgação para hoje (18) conforme o blog informou, mas até agora nada de números. Amigo com experiência nestas coisas de pesquisa diz ao blog que a publicação deverá acontecer até quinta-feira (20). Esperemos que isso aconteça.
Pega muito mal a um instituto de pesquisa fazer a aferição e
Outro instituto, o IPESPE, contratado pelo jornal Diário do Pará, registrou ontem (17), sua pesquisa (nº PA-00143/2012). O instituto deve entrevistar 400 eleitores, com margem de erro de 5 pontos percentuais e intervalo de confiança de 95%. O Diário deverá divulgar os números no sábado (22).
Por fim, a DOXA segue medindo o humor do eleitorado marabaense. A empresa registrou nova pesquisa (PA-00150/2012), hoje (18). Deverá ouvir 1.067 eleitores das áreas urbana e rural da cidade, com margem de erro de 3 pontos percentuais. A DOXA prevê a publicação para o domingo (23).
Agora, a baixaria:
No Facebook, hoje, João Salame foi alvo de um dos mais odiosos casos de baixaria eleitoral explícita. Em um perfil atribuído a "Luka Rezende" foi postada uma foto montagem com ofensas graves ao candidato do PPS. Desde a opção religiosa do candidato até seu relacionamento familiar foram alvos de acusações. Perfis de partidários do candidato de Jatene, Tião Miranda (PTB) passaram a "compartilhar" a estrovenga.
O perfil de "Luka Rezende" foi criado hoje (18), conta com 7 "amigos" e apenas uma postagem, justamente a que difama João. Gente que conhece o funcionamento do Face informa ao blog que existe grande possibilidade do perfil ser "fake", forma utilizada por muita gente que gosta de praticar este jogo sujo sem utilizar o próprio perfil; seria a versão moderna das "cartas anônimas" distribuídas na madrugada por baixo das portas, prática comum nos tempos idos. Como se vê, os maus procedimentos continuam a existir. Mudam os meios, permanecem a pata suja e o nariz marrom.
Talvez o método funcione contra gente comum, mas, quando um deputado é ofendido desta forma costuma haver consequência.
O setor jurídico da campanha de João foi mobilizado e assim que a Justiça Eleitoral for acionada, quem postou e quem reproduziu a ofensa será investigado pela Polícia Federal.
A coisa que chegou ao ventilador tem tudo para respingar na candidatura de Tião. Antes, considerado super favorito, Tião viu desaparecer toda a vantagem que tinha e agora, muitos já dão como certa sua derrota. Não deve estar sendo fácil a vida no arraial do candidato de Jatene...
"Inveja e medo de perder"
ResponderExcluirA ligação entre ambos é inevitável mas a verdade é que o ciúme e a inveja não são a mesma coisa. Enquanto o ciúme é motivado por algo que se possui e que se tem medo de perder, a inveja é motivada por algo que não se possui, mas que se quer ter ou então que não se quer que mais ninguém tenha. São muitas vezes confundidas, mas até legitimamente porque uma pode perfeitamente desencadear a outra.
Já era Tião!!!