22 de junho de 2012

Servidores do Detran-Pará voltam ao trabalho na segunda. Mas, ameaçam paralisar novamente na terça!

Foi cancelada  carreata dos servidores do Departamento de Trânsito do Pará (Detran/Pa), programada para a manhã desta sexta-feira (22). As lideranças resolveram fazer mais uma Assembleia Geral Extraordinária. O Sindicato dos Servidores do Detran (Sindetran/PA) está reunido, desde às 8h, com os funcionários do órgão em frente ao portão da sede do Detran, na avenida Augusto Montenegro, em Belém, discutindo a agenda de greve. Na pauta, está a análise e a deliberação sobre a proposta do Governo feita na noite de ontem (21), pela secretária do Estado de Administração (Sead), Alice Viana.
De acordo com Ricardo Vasconcelos, da diretoria do Sindetran/PA, um documento foi elaborado com as principais reivindicações dos servidores para ser entregue à Sead, para isto, contaram com o intermédio do diretor geral do Detran/Pa, Walter Pena. "Na tarde de ontem (21), entregamos o ofício elaborado com algumas de nossas propostas ao diretor do Detran, que ficou de entregar à secretária Alice Viana. O documento foi entregue e, por volta de 21h, recebemos a resposta do Governo", informou Ricardo. O ofício também foi entregue aos deputados na Assembleia Legislativa do Pará (Alepa).
Entre as principais reivindicações contidas no documento, estão a implementação do Plano de Cargos e Carreiras e Remuneração (PCCR) e melhorias salariais. Na resposta da Sead, somente a proposta do PCCR atendeu ao pedido do Sindetran, o que até o momento não foi o suficiente para por fim à greve.
O pedido de abusividade de greve que o Detran/Pa deu entrada contra os servidores paralisados, na Justiça do Trabalho, ainda no primeiro dia de greve, deve fazer com que os funcionários voltem ao trabalho na próxima segunda-feira (25). O sindicato já entrou com um recurso e funcionários prometem voltar com a greve no dia seguinte, na terça-feira (26). "Na segunda voltamos 100% ao trabalho, mas na terça devemos paralisar novamente", disse Ricardo.
O Detran/Pa considera a greve ilegal alegando que a representatividade do Sindetran é questionada na Justiça do Trabalho por outra entidade, o Sindicato dos Servidores Públicos do Estado do Pará (Sepub). Ricardo Vasconcelos contra-argumenta afirmando que o desejo dos servidores do Detran de ser representado pelo Sindetran é legítimo. "Cerca de 99% dos funcionários querem que nós (Sindetran/Pa) estejamos à frente da greve e da luta da categoria. O desconto em folha, que é direcionado ao sindicato é uma prova disso", explica o diretor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário