27 de abril de 2012

Isento pode ter vantagem se declarar IR, diz Receita. Prazo acaba na segunda



Declarar o Imposto de Renda pode ser vantajoso para alguns contribuintes que se encaixam na faixa de isenção pela Receita Federal. Não é obrigado a declarar o contribuinte que teve rendimentos tributáveis abaixo de R$ 23.499.
A Receita Federal de Bauru diz que vale a pena apresentar a declaração caso o contribuinte tenha tido algum imposto retido na fonte ao longo do ano passado.
Isso significa que a pessoa pode conseguir a restituição de parte do dinheiro em caso de tributação durante um mês ou mais, mesmo que não tenha ultrapassado o limite de isenção. E para isso, ela precisa fazer a declaração.
Até ontem (26) a Receita já havia recebido cerca de 64% do total das declarações previstas. Essa situação se repete em todo o país.
Quem ainda não entregou a declaração tem apenas 3 dias para prestar contas ao Leão.
Segundo a Receita, é importante que a pessoa não deixe a entrega para segunda-feira, último dia para envio da declaração, já que existe a possibilidade de congestionamento na rede on-line.
Desde o ano passado a entrega só pode ser feita pela internet, sem possibilidade de apresentar a declaração em formulário. O prazo termina às 23h59 de segunda-feira, dia 30.
Quem não entregar sua declaração no prazo estará sujeito à multa mínima de R$ 165, podendo chegar a 20% do imposto devido, além de ficar com a situação fiscal irregular. Outras informações pelo site www.receita.fazenda.gov.br.

Nenhum comentário:

Postar um comentário