2 de abril de 2012
Governo do Pará promove "Feira do Peixe" na Semana Santa. Marabá mais uma vez é "esquecida" por Jatene
Já faz tempo que não anda nada boa a relação entre o Governo do Estado do Pará e a Prefeitura de Marabá, mas sempre há espaço para que piore. Os pleitos apresentados pelo prefeito Maurino Magalhães são solenemente ignorados por Simão Jatene e mesmo deputados estaduais "da base" do Governo acabam com dificuldades para liberar emendas ou convênios.
Agora, a coisa toda não cheira bem.
A crise da vez é por conta do peixe para a Semana Santa. Tudo porque Jatene determinou que fossem instalados mais de 28 pontos de venda de pescado a preços populares na Região Metropolitana de Belém e "esqueceu" de Marabá e região. Nenhum foi destinado às barrancas do Tocantins!
Além dos pontos de venda em Belém e entorno outros municípios estão listados para receber o pescado, entre eles Santa Izabel do Pará, Santa Bárbara, Soure, Breves, Tucuruí, Marituba, Castanhal, Barcarena, Primavera, Salinópolis, Oeiras do Pará, Baião, Ponta de Pedras, Vigia, Santarém, Goianésia, Inhangapi, Santa Luzia, Irituia, Óbidos, Limoeiro do Ajuru, Conceição do Araguaia, Mojuí dos Campos, Belterra, Moju e Afuá.
A Secretaria Estadual de Pesca e Aquicultura (Sepaq) havia assumido o compromisso de oferecer o pescado para ser vendido no projeto "Feira do Peixe" mantido pela Prefeitura de Marabá, nos dias 2, 3 e 4 deste mês, mas o produto até agora não foi disponibilizado.
Enquanto isso, Tucuruí, por exemplo receberá 43 toneladas do produto.
A Prefeitura de Marabá tem um plano B. Vai buscar peixe em S.Luis do Maranhão como forma de impedir que o aumento da procura pelo produto faça disparar os preços. Por sinal isto já está acontecendo. O filé do rosado que podia ser comprado em Marabá por R$ 8,50 o quilo, já está sendo oferecido por mais de R$ 13,50.
Maurino fixou prazo até esta terça-feira (3) para que o Governo do Estado, afinal, se manifeste. Caso a resposta não venha ou seja negativa, Maurino deverá intensificar as críticas à forma com que Jatene vem tratando Marabá.
De toda sorte, ainda corremos o risco de desabastecimento de pescado nesta Páscoa. Maurino, considerando que vivemos a Semana Santa, agora reza por um milagre do tipo "multiplicação dos peixes".
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário