26 de março de 2012

Luis Carlos vence as prévias do PT com mais de 50% dos votos. Bem-vindo ao jogo!

As prévias do PT em Marabá, realizadas ontem (25), não apresentaram maiores surpresas. Luis Carlos ganhou com relativa folga. O candidato apoiado pela deputada estadual Bernadete Ten Caten obteve mais de 52% dos votos dos filiados aptos a votar, ficando bem à frente do segundo colocado que alcançou pouco mais de 28% dos votos.
Agora, a partir desta definição, o PT entra de fato no jogo eleitoral deste ano e começa a discutir os meios para garantir a viabilidade eleitoral da sua candidatura.
Há quem veja na escolha de Luis Carlos uma oportunidade para manter a candidatura, capitalizar o PT através da crítica ao Governo do Estado e ao candidato oficial de Jatene, o deputado estadual Tião Miranda (PTB).
Outros, contudo, avaliam que será preciso formar uma ampla coligação capaz de ser competitiva no confronto contra a candidatura da máquina municipal, de Maurino Magalhães e contra a candidatura da máquina estadual, de Tião Miranda. É a tese da "terceira via" que pode seduzir desde o PPS até o PMDB, passando pelo DEM e PV, além do próprio PT.
Não há dúvida que o alinhamento de Marabá com o Governo Federal poderia ser muito benéfico para a cidade. A questão que está colocada é a capacidade de todos esses partidos priorizarem aquilo que os pode unir em detrimento do que obviamente os afastam.
Mas, a vitória de Luis Carlos, não deixa de ser uma boa notícia. Não o conheço pessoalmente. Mas, todos com quem falei afirmam que trata-se de alguém maleável e um interlocutor confiável. É saudável que seja assim. Marabá precisa exatamente de pessoas que consigam dialogar de forma constante e eficiente, para construir um projeto de desenvolvimento efetivo para a cidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário