6 de fevereiro de 2012

Quase tudo de acordo com o previsto: Coutinho vence prévias do PT em Parauapebas e Puty perde em Belém



Conforme o previsto, será sobre os ombros do atual Secretário Municipal de Obras da Prefeitura de Parauapebas, José das Dores Couto, o Coutinho (acima), que o Partido dos Trabalhadores (PT) e com ele seus diversos aliados, vão depositar suas esperanças de vitória na disputa pela sucessão do atual prefeito do município, Darci Lermen.
Segundo informa o Blog do Wanterlor, Coutinho foi o vencedor do segundo turno da prévia petista que aconteceu ontem, domingo (5), na sede do PT. Dos 520 filiados ao partido que estavam aptos a votar, 472 votaram. O Deputado Estadual Milton Zimmer obteve 222 votos, enquanto Coutinho alcançou 248 votos. Apenas dois votos nulos foram depositados nas urnas.
Milton Zimmer contou com o apoio do grupo de Leônidas Mendes que no primeiro turno obteve 94 votos. José das Dores Couto articulou o apoio de Antonio Neto e do atual prefeito Darci José Lermen e outros nomes considerados fortes no partido.
Logo após a apuração oficial que consolidou a vitória de Coutinho, a executiva do Partido dos Trabalhadores organizou entrevista coletiva para avaliar alguns pontos das prévias.
Milton Zimmer avaliou como muito produtiva as prévias. “Tenho certeza absoluta que quem saiu vitorioso nessas prévias não foi o companheiro Couto e nem eu, e sim o Partido dos Trabalhadores que mostrou a sua força”, enfatizou Milton, deixando claro que a partir de agora ele irá apoiar Coutinho rumo a sucessão de Darci Lermen.
Na coletiva, José das Dores Couto, agradeceu aos militantes do PT e todas as pessoas que contribuíram com o processo e destacou que “as prévias foram um processo de crescimento e amadurecimento partidário, onde reacendemos a chama vermelha do PT e hoje nós estamos aqui comemorando essa vitória do partido”, relatou.
Enquanto isso, em Belém foi de Alfredo Costa (ao lado), a vitória nas prévias petistas. Ele derrotou o deputado federal Claudio Puty e será o nome da legenda à prefeitura de Belém nas eleições deste ano.
O vereador petista conseguiu 53 votos a mais que Puty. Segundo o blog Espaço Aberto, a apuração, que começou no início da madrugada de domingo para segunda, terminou por volta das 4h.
Ao final foram contabilizados 2.202 votos em favor de Alfredo Costa e 2.149 em favor de Cláudio Puty. Os votos brancos somaram 52. Na disputa em primeiro turno, dia 22 de janeiro passado, o deputado obteve 1.535 sufrágios e o vereador, 1.274.
Biólogo, professor universitário, de ensino médio e cursos pré-vestibulares, Alfredo Costa é um militante histórico do PT. Como ele mesmo lembrou em conversa com o Espaço Aberto na última sexta-feira, participou ativamente das campanhas anteriores de candidatos do PT a prefeito de Belém, desde Humberto Cunha, por duas vezes, passando por José Carlos Lima, Ana Júlia Carepa, Edmilson Rodrigues e Mário Cardoso.
Estudante de escola pública, Alfredo Costa foi presidente do Grêmio Estudantil Paes de Carvalho e participou ativamente da luta que garantiu a meia-passagem aos estudantes. Militante do Movimento Popular, também atuou na luta que resultou nas conquistas das terras da Radional I e II no bairro do Jurunas, beneficiando centenas de famílias da área. Engajou-se na luta pela retomada do Sindicato dos Professores da Rede Particular de Ensino (Sinpro/Pa), sendo demitido de escolas por liderar greves de sua categoria.
Na Câmara Municipal de Belém, exerce seu terceiro mandato. Apresentou cerca de 20 projetos de lei contemplando questões das áreas de saúde, saneamento, meio ambiente, transporte, educação e direitos do cidadão. Entre as proposições, destaca-se a proposta de proibição do corte de fornecimento de água e energia elétrica no município de Belém às sextas-feiras, sábados, domingos e vésperas de feriados, que foi aprovada pela Casa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário