23 de fevereiro de 2012

Canaã dos Carajás (PA): A vida em meio a denúncias e boatos


Canaã dos Carajás (PA), cidade mineradora na região do Carajás, como já disse aqui no blog, é peculiar. Além do nome que remete à "terra prometida", a cidade, que não conta vinte anos de vida, já viu passar pela cadeira de prefeito mais de dez políticos. Na média, o mandato de de prefeito de Canaã não passa de dois anos! Um espanto.
Recentemente, no dia 9 deste fevereiro, a justiça decretou o afastamento por sessenta dias do prefeito da cidade, Anuar Alves da Silva (PDT), o popular "Sô". Estaria envolvido em falcatruas de diversos calibres, segundo o Ministério Público Do Estado (MPE) e tudo o que lá dos autos consta.
Assumiu em seu lugar, o vice, Itamar Francisco da Silva (PTB). Segundo ele, está a tentar tomar pé da situação. Pretende colocar um pouco de ordem na casa.
Enquanto isso, vicejam os boatos de toda ordem na cidade.
Dias atrás, um homem teria invadido a casa de Anuar, em Canaã. O objetivo seria matá-lo e a outros seis políticos cananenses. Aparentemente, o agressor foi preso e a Polícia Civil investiga o caso.
Em outra vertente, espalha-se a história que Anuar e seus correligionários estão "passando a sacolinha" para formar um caixa capaz de influenciar de forma indevida a futura decisão do Tribunal de Justiça do Estado (TJE) que deverá manifestar-se sobre o afastamento cautelar de Anuar.
Imaginem se, como pode acontecer a qualquer momento, o TJE decida pela recondução de Anuar ao cargo! Aí, a "teoria da conspiração" haverá de alimentar a Central de Boatos e teremos histórias as mais diversas sendo contadas por aí.
Enquanto isso, obras são paralisadas, fornecedores deixam de receber e o distinto público, que afinal paga a festa com seus impostos, é penalizado com serviços de péssima qualidade.
Como já afirmei antes, Canaã dos Carajás era um dos "patinhos feios" da região de Carajás. O início das operações da Mineração Serra do Sossego (MSS), na primeira década do século, fez a cidade experimentar um crescimento para o qual, definitivamente, não estava preparada. Compete em arrecadação com a poderosa vizinha Parauapebas. Mas, ao que parece, além de crescer, Canaã precisa amadurecer. Afinal, uma jovem precisa manter um certo decoro, não é?

Nenhum comentário:

Postar um comentário