21 de janeiro de 2012

Amanhã PT vai às urnas em Belém e Parauapebas para definir candidaturas


Amanhã (22) os filiados do PT vão às urnas em Belém e Parauapebas para escolher quem representa o partido nas eleições municipais. Em Belém a direção do partido espera que cerca de 9 mil filiados participem das prévias.
O deputado federal Cláudio Puty (Democracia Socialista-DS), o deputado estadual Carlos
Bordalo (Articulação Socialista- AS), o vereador Prof. Alfredo Costa (Articulação Unidade na Luta-AUL), o Prof. Fábio Pessoa (Articulação de Esquerda-AE), o delegado aposentado João
Moraes (Movimento Solidariedade-MS) e o ex-vereador Paulo Gaya (Independente) concorrem à indicação. A Assessoria de Comunicação do PT informa que funcionarão 45 urnas distribuídas em 19 locais de votação nos diversos distritos de Belém, incluindo Mosqueiro, Icoaraci e Outeiro.
Caso nenhum dos pré-candidatos alcance 50% mais um dos votos dos filiados, haverá segundo turno previsto para 5 de fevereiro. A apuração dos votos será na sede do Diretório Municipal do Partido dos Trabalhadores, na avenida Gaspar Viana. Pelo regimento das prévias, para que tenha validade o processo deverá alcançar um quórum mínimo de 25% dos eleitores aptos a votar.
O processo de prévias do partido começou no início do ano, com a realização de debates em oito áreas de Belém – Mosqueiro, Entroncamento, Guamá, Icoaraci, Bengui, Outeiro, Sacramenta e Centro, respectivamente. O último foi realizado no auditório da Assembleia Legislativa do Pará, na quinta-feira.
Apesar de todos os candidatos reafirmarem o "clima fraterno" da disputa, circulou o boato que eleitores estariam sendo cooptados através da doação de cestas básicas e dinheiro. Nenhum dirigente do PT Belém confirmou ou negou a informação.
Puty e Alfredo Costa são tidos como favoritos, mas Bordalo corre por fora e pode surpreender.
Em Parauapebas José das Dores Couto (Unidade na Luta), Antonio Neto (DS), Leônidas Filho (Articulação de Esquerda), Euzébio Rodrigues (DS) e Milton Zimmer (Articulação Socialista) disputarão a preferência dos filiados da legenda.
Tudo dentro dos conformes, José das Dores Couto, o "Coutinho" deve ser escolhido para representar o partido nas eleições. Coutinho conta com o apoio de Darci Lermen, de grande parte dos membros do Diretório Municipal e com a boa vontade de quase todos os partidos que formam a base de sustentação da atual Administração.
Debates e entrevistas com os candidatos petistas marcaram o processo que terminará em 10 de fevereiro quando o partido homologará o resultado das prévias. Apesar do PT contar mais de 1.200 filiados em Parauapebas, pouco mais de 600 filiados estão aptos a votar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário